Audi apresenta protótipo do revolucionário Q6 e-tron
Em 2024, elétrico “camaleão”, capaz de comunicar-se com outros veículos, deverá ser disponibilizado no Brasil
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Já pensou na possibilidade de um automóvel comunicar automaticamente a iminência de um acidente de trânsito, a partir de uma iluminação específica dos seus faróis? Ou então acender um alerta para sinalizar aos demais condutores que está estacionado?
Bom, em julho deste ano, um protótipo do novo Audi Q6 e-tron, veículo capaz de personalizar a iluminação dos seus faróis, foi apresentado pela montadora de veículos de luxo alemã. Na ocasião, a imprensa internacional teve a oportunidade de dirigir uma prévia camuflada da SUV elétrica e testar todo o seu sistema de iluminação.
O Test-Drive aconteceu em um território dinamarquês (Ilhas Faroe) e foi acompanhado por engenheiros da Audi, que estavam recebendo feedbacks e dando dicas a respeito do funcionamento do veículo. Durante o teste, os condutores andaram por cerca de 200 km e puderam testar todas as funcionalidades do modelo.
Segundo a fabricante, o esportivo elétrico é equipado com uma segunda geração de OLED, tecnologia de iluminação capaz de personalizar o design dos faróis, a partir de uma central multimídia ou um aplicativo de celular. Ainda, a ferramenta permite que os faróis sinalizem automaticamente situações de perigo no trânsito, por meio de sensores, que detectam a aproximação crítica de outros veículos.
Além disso, a nova funcionalidade chamou muita atenção, por representar algo que até então só era possível em jogos de videogame. Agora, a possibilidade do veículo assumir diferentes visuais, por meio de apenas alguns comandos, tornou-se algo palpável aos futuros proprietários do novo Q6 e-tron.
Ainda, o sistema de iluminação indicar a iminência de acidentes de forma autônoma pode representar uma revolução da segurança no trânsito. Ao todo, os faróis poderão assumir nove combinações únicas de assinaturas luminosas e deverão ser disponibilizados no Brasil já em 2024. As demais informações técnicas do elétrico, no entanto, ainda não foram oficialmente divulgadas.
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