Bahia receberá a primeira fábrica da BYD fora da Ásia
Gigante chinesa deverá inaugurar três fábricas no Brasil, durante o segundo semestre de 2024
Publicada em
O Brasil será vitrine para América do Norte e Europa! A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, confirmou a compra da fábrica da Ford em Camaçari, Bahia, e começará a produzir carros elétricos nacionais já no segundo semestre de 2024. A montadora, inclusive, será a primeira fábrica da empresa fora da Ásia e atuará como uma espécie de mostruário do potencial chinês para o resto do mundo.
A gigante chinesa acertou um acordo com o Estado da Bahia e assumiu a antiga unidade da Ford, fechada no começo de 2021. Assim, a BYD orquestrou um plano para inaugurar a sua primeira fábrica intercontinental já no segundo semestre de 2024.
Por enquanto, foi divulgado que a fábrica de automóveis da empresa, inicialmente, produzirá dois veículos nacionais - o Dolphin, um hatch elétrico e o Song Plus, uma SUV híbrida plug-in.
No entanto, a BYD planeja ter, ao todo, 3 fábricas chinesas atuando simultaneamente em território nacional. Assim, os R$3 bilhões de reais investidos serão convertidos, também, em uma fábrica de ônibus e caminhões e em uma unidade focada apenas em beneficiamento de lítio.
Ao todo, estima-se que cerca de 5 mil empregos serão gerados pela montadora, que será responsável por distribuir veículos da BYD para toda a América Latina.
Ainda, de acordo com uma entrevista concedida ao portal AutoEsporte, os executivos da BYD afirmaram o projeto como uma estratégia de expansão da marca para o mundo, em sinergia com um compromisso com a produção sustentável, a partir de matrizes energéticas limpas.
Veja também:
YUNDUO: GM LANÇA CARRO ELÉTRICO POR MENOS DE R$100 MIL REAIS
PORSCHE MACAN ELÉTRICO CHEGA AO BRASIL EM 2024
SALA DE BATE PAPO