Austrália Ocidental enfrenta emergência de inundação 'devastadora', diz premiê
Publicada em
SYDNEY (Reuters) - O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse neste sábado que seu governo está pronto para fornecer qualquer apoio necessário aos residentes do estado da Austrália Ocidental, onde inundações recordes isolaram comunidades distantes.
A crise em Kimberley --uma área quase três vezes o tamanho do Reino Unido-- foi desencadeada nesta semana pelo severo sistema climático Ellie, um ciclone tropical que trouxe fortes chuvas para a vasta região.
Entre os locais mais atingidos estava Fitzroy Crossing, uma cidade de cerca de 1.300 pessoas para onde os suprimentos estavam sendo transportados de avião devido à enchente, que as autoridades disseram ser a pior já registrada no estado.
Albanese disse que seu governo está 'trabalhando de forma construtiva' com o governo da Austrália Ocidental na crise na região escassamente povoada que também inclui a cidade turística de Broome.
'Essas inundações estão tendo um impacto devastador, muitas dessas comunidades... são comunidades que enfrentam dificuldades, e os recursos simplesmente não existem no local', disse Albanese a repórteres na cidade de Geelong, no estado de Victoria.
'Meu governo está pronto para fornecer qualquer apoio que seja solicitado.'
O meteorologista do país disse que o clima severo não está mais ocorrendo no estado, mas que 'a situação continuará sendo monitorada e novos avisos serão emitidos, se necessário'.
(Por Sam McKeith em Sydney)
Escrito por Reuters