Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tokarczuk e Handke recebem Nobel de Literatura de 2018 e 2019

Placeholder - loading - Escritora Olga Tokarczuk durante entrevista coletiva no Festival de Berlim 12/02/2017 REUTERS/Michele Tantussi
Escritora Olga Tokarczuk durante entrevista coletiva no Festival de Berlim 12/02/2017 REUTERS/Michele Tantussi
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Simon Johnson e Niklas Pollard

ESTOCOLMO (Reuters) - O escritor austríaco Peter Handke recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2019 nesta quinta-feira, e a autora polonesa Olga Tokarczuk foi eleita a vencedora de 2018 porque um escândalo de agressão sexual levou ao adiamento da honraria do ano passado.

A Academia Sueca, que escolhe o laureado de literatura, disse que homenageou Handke, de 76 anos, pelo conjunto de uma obra que inclui romances, ensaios e peças 'que, com engenhosidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana'.

Tokarczuk, de 57 anos, venceu graças a uma 'imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa a travessia de fronteiras como forma de vida', disse.

Ambos cortejaram a polêmica – Handke por seu retrato da Sérvia como uma vítima durante as guerras dos Bálcãs e por comparecer ao funeral de seu líder, e Tokarczuk por se aventurar em áreas sombrias do passado da Polônia que contrastam com a versão da história promovida pelo partido nacionalista que governa o país.

Embora o agente de Tokarczuk tenha dito que o prêmio não deveria ser visto no contexto da eleição parlamentar que a Polônia realizará no domingo, a autora conclamou seus compatriotas a 'votarem de uma maneira certa para a democracia'.

'O prêmio vai para o leste da Europa, o que é incomum, incrível', disse Tokarczuk em uma coletiva de imprensa na cidade alemã de Bielefeld, onde deve dar uma palestra.

'Isso mostra que, apesar de todos aqueles problemas com a democracia no meu país, ainda temos algo a dizer ao mundo.'

Ao receber um prêmio literário polonês em 2015 por 'The Book of Jacob', que trata das relações da Polônia com sua minoria judia e a vizinha Ucrânia, ela enfureceu nacionalistas com seus comentários e recebeu ameaças de morte.

Dois prêmios foram concedidos neste ano porque o do ano passado foi adiado devido a um escândalo que levou à condenação do marido de uma integrante da Academia Sueca por estupro.

Desde então, a organização escolheu novos membros e reformou algumas de suas regras mais enigmáticas após uma intervenção rara de seu patrono, o rei da Suécia.

Handke, nativo da província austríaca de Caríntia, que faz divisa com a Eslovênia, se estabeleceu como um dos escritores europeus mais influentes após a Segunda Guerra Mundial, disse a academia. Ele ainda coescreveu o roteiro do filme criticamente aclamado 'Asas do Desejo'.

(Reportagem adicional de Anna Ringstrom, Johannes Hellstrom, Johan Ahlander, Helena Soderpalm e Colm Fulton em Estocolmo; Alan Charlish, Anna Koper, Alicja Ptak e Marcin Goclowski em Varsóvia; Michael Shields e Kirsti Knolle em Viena; Reuters Television em Chaville, França)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. austriaco e polonesa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.