Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Autoridade Palestina poderia se tornar membro pleno das Nações Unidas?

Placeholder - loading - Edifício das Nações Unidas na cidade de Nova York, EUA 23/02/2023 REUTERS/Mike Segar
Edifício das Nações Unidas na cidade de Nova York, EUA 23/02/2023 REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A Autoridade Palestina solicitou formalmente nesta terça-feira que o Conselho de Segurança das Nações Unidas volte a considerar seu pedido de 2011 para que se torne um membro pleno do órgão mundial.

O enviado palestino à ONU, Riyad Mansour, havia dito à Reuters na segunda-feira que a intenção é que o conselho tome uma decisão na reunião ministerial de 18 de abril sobre o Oriente Médio. Ainda não foi, no entanto, agendada uma votação.

Veja, a seguir, detalhes sobre a participação na ONU:

QUAL O STATUS ATUAL DOS PALESTINOS NA ONU?

Os palestinos participam como Estado observador não membro das Nações Unidas, o mesmo status da Santa Sé.

Composta por 193 nações, a Assembleia Geral da ONU aprovou o reconhecimento de fato do Estado soberano da Palestina em novembro de 2012, elevando seu status de observador no órgão mundial de 'entidade' para 'Estado não membro' -- foram 138 votos a favor, nove contra e 41 abstenções.

COMO AS NAÇÕES UNIDAS ADMITEM NOVOS ESTADOS-MEMBROS?

Os países que buscam ingressar na ONU geralmente apresentam uma solicitação ao secretário-geral da organização, que a envia ao Conselho de Segurança, constituído por 15 membros para avaliação e votação.

Mansour enviou nesta terça-feira uma carta ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, solicitando que o Conselho de Segurança analise novamente o pedido palestino de adesão plena feito em 2011. Guterres enviou a carta ao Conselho de Segurança, disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

Primeiro, um comitê do Conselho avalia a solicitação para ver se ela atende aos requisitos. Em seguida, o pedido pode ser arquivado ou apresentado para uma votação formal no Conselho de Segurança. A aprovação requer pelo menos nove votos a favor e nenhum veto por parte dos EUA, Rússia, China, França ou Reino Unido.

Caso o Conselho aprove a solicitação de associação, ela é encaminhada à Assembleia Geral para votação. Uma solicitação de associação precisa de uma maioria de dois terços para ser aprovada pela assembleia. Um país não pode entrar para as Nações Unidas a menos que o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral aprovem.

O QUE ACONTECEU COM A SOLICITAÇÃO PALESTINA EM 2011?

Um comitê do Conselho de Segurança da ONU avaliou a solicitação palestina por várias semanas para verificar se ela atendia aos requisitos para ser membro da ONU, mas não conseguiu chegar a uma posição unânime e o Conselho de Segurança nunca votou formalmente uma resolução sobre a adesão dos palestinos.

Diplomatas avaliaram que os palestinos não tinham o mínimo de nove votos necessários para que a resolução fosse adotada. Mesmo que tivessem obtido apoio suficiente, os Estados Unidos já haviam declarado que iriam exercer seu poder de veto.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. autoridade palestina poderia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.