Avalanche na Índia mata 7 perto de passagem do Himalaia para o Tibete
Publicada em
Por Zarir Hussain e Shivam Patel
GUWAHATI, Índia (Reuters) - Uma avalanche matou sete turistas no Estado de Sikkim, no Himalaia, perto de uma passagem montanhosa para a região chinesa do Tibete, nesta terça-feira, com equipes de resgate cancelando a busca por corpos ao anoitecer.
O exército disse que pelo menos 20 pessoas foram resgatadas com vida depois que vários veículos que transportavam turistas para a passagem estrategicamente localizada de Nathu La, entre Sikkim e o Tibete, foram atingidos pela neve.
A polícia local acrescentou que oito sobreviventes estão em estado grave.
'Estamos fazendo mais uma checagem antes de suspender a operação de resgate, já que está escurecendo e mais neve começou a cair', disse o policial sênior Tenzing Loden Lepcha à Reuters por telefone.
Várias avalanches atingiram o Himalaia indiano nos últimos dois anos, matando pelo menos 120 pessoas. Um estudo revisado por pares da norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences concluiu em 2018 que as mudanças climáticas aumentaram os riscos de avalanche no Himalaia indiano.
As causas do desastre desta terça-feira não foram imediatamente esclarecidas.
O policial Loden Lepcha disse que foi um dia claro após chuvas fora de época na região, acrescentando que abril não é conhecido por avalanches.
A fronteira de 3.500 km do Himalaia entre a Índia e a China é disputada desde a década de 1950. Ambos os países têm agido para melhorar estradas e ferrovias em regiões remotas nos últimos anos.
(Reportagem de Zarir Hussain em Guwahati, Shivam Patel e Krishn Kaushik em Nova Délhi, Subrata Nagchoudhary em Calcutá e Shubhendu Deshmukh em Bengaluru; Reportagem adicional de Nikunj Ohri)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO