Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Baidu, da China, tornará modelo de IA Ernie de código aberto

Placeholder - loading - Conferência mundial de inteligência artificial em Xangai, China 1/9/2022 REUTERS/Aly Song/Arquivo
Conferência mundial de inteligência artificial em Xangai, China 1/9/2022 REUTERS/Aly Song/Arquivo
Ver comentários

Publicada em  

Por Liam Mo e Brenda Goh

PEQUIM (Reuters) - O gigante chinês de mecanismo de busca Baidu disse nesta sexta-feira que tornará seu modelo de inteligência artificial Ernie de código aberto a partir de 30 de junho, numa mudança de estratégia à medida que a concorrência acirra.

O presidente-executivo do Baidu, Robin Li, por muito tempo defendeu modelos de código fechado como o único caminho viável para o desenvolvimento da IA, mas o efeito DeepSeek tem revolucionado o setor. A startup oferece serviços de IA de código aberto que, segundo a companhia, são comparáveis em desempenho aos sistemas avançados da pioneira norte-americana OpenAI, mas com um custo operacional menor.

Buscando aumentar sua participação no mercado, o Baidu também anunciou na quinta-feira que tornará o Ernie Bot, seu chatbot de IA, gratuito a partir de 1º de abril, cerca de um ano e meio após a introdução de versões premium.

O Baidu foi uma das primeiras grandes empresas chinesas a investir pesadamente em IA após a estreia do ChatGPT em 2022. Mas seu grande modelo de linguagem Ernie enfrentou dificuldades para ser amplamente adotado. O Baidu afirma que sua versão atual, Ernie 4.0, é equivalente aos recursos GPT-4 da OpenAI.

Na China, o chatbot Doubao, da ByteDance, tem o maior número de usuários mensais ativos, com 78,6 milhões, o DeepSeek tem 33,7 milhões e o Ernie Bot tem 13 milhões, de acordo com dados de janeiro do rastreador de produtos de IA Aicpb.com.

'Lançaremos gradualmente a série Ernie 4.5 nos próximos meses e abriremos oficialmente o código a partir de 30 de junho', disse a Baidu em uma publicação no WeChat.

Li pareceu ter mudado de rumo em relação ao desenvolvimento de código aberto, dizendo aos participantes de um evento em Dubai nesta semana que isso pode acelerar a adoção da IA.

'Se você abrir as coisas, muitas pessoas ficarão curiosas o suficiente para experimentar. Isso ajudará a disseminar a tecnologia muito mais rapidamente', disse ele.

O Baidu também planeja lançar um novo modelo, o Ernie 5, no segundo semestre de 2025, segundo uma fonte familiarizada com o assunto.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. baidu da china tornara modelo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.