Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Banco suíço Julius Baer vende negócios no Brasil para BTG por R$615 milhões

Placeholder - loading - Logo do Julius Baer em prédio do banco suíço em Genebra 21/11/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Logo do Julius Baer em prédio do banco suíço em Genebra 21/11/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

ZURIQUE (Reuters) - O Julius Baer anunciou nesta terça-feira que venderá seu negócio de gestão de patrimônio doméstico no Brasil ao Banco BTG Pactual, dias antes de Stefan Bollinger assumir como presidente-executivo do banco suíço, após um ano difícil para a companhia.

Segundo comunicado do Julius Baer, o acordo com o BTG, no valor de 615 milhões de reais, está previsto para ser fechado no primeiro trimestre de 2025. O banco disse que continuará a atender clientes brasileiros de outras localidades.

O negócio -- que tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro -- tinha 61 bilhões de reais em ativos sob gestão em 30 de novembro.

O dinheiro arrecadado com a venda acrescentará 30 pontos-base ao índice de capital CET1 do Julius Baer, acrescentou o Julius Baer.

Bollinger, que assume como presidente-executivo do Julius Baer na quinta-feira, foi nomeado em julho com o objetivo de ajudar o banco a superar um período difícil, no qual grandes perdas associadas a empréstimos ao falido grupo imobiliário Signa resultaram na demissão de seu antecessor.

Esse foi o mais recente episódio negativo para um banco que remonta a 1890, incluindo o pagamento de 80 milhões de dólares em 2021 em um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, após ser implicado em uma investigação de corrupção envolvendo a Fifa, entidade máxima do futebol.

O analista do Bank Vontobel, Andreas Venditti, questionou por que o Julius Baer está saindo do Brasil, um país que vinha sendo um dos mercados de foco do banco com sede em Zurique.

'O comunicado de imprensa menciona a necessidade de aprimorar ainda mais as capacidades de investimento e atualizar a tecnologia', disse Venditti. 'Parece que o JB não estava disposto a fazer isso.'

O analista da Luzerner Kantonalbank, Daniel Bosshard, avaliou a movimentação de forma mais favorável, dizendo: 'A transação faz sentido estratégico e fortalece o índice de capital'.

Analistas do Zurcher Kantonalbank ZKB disseram que gerenciar um importante mercado de crescimento de fora foi corajoso, mas demonstrou um foco na rentabilidade. 'Assumimos que o novo CEO enfrentará tanto sucessos fáceis quanto desafios difíceis pela frente', afirmaram.

(Reportagem de John Revill)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. banco suico julius baer vende …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.