Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bangladesh fecha universidades por tempo indeterminado, mas protestos continuam

Placeholder - loading - Protesto em Daca  17/7/2024   REUTERS/Mohammad Ponir Hossain
Protesto em Daca 17/7/2024 REUTERS/Mohammad Ponir Hossain
Ver comentários

Publicada em  

Por Ruma Paul

DACA (Reuters) - A polícia de Bangladesh disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar estudantes que protestavam contra o sistema de cotas de empregos do governo, nesta quarta-feira, um dia depois de violentos confrontos que deixaram seis pessoas mortas e dezenas de feridos.

As autoridades também anunciaram o fechamento por tempo indeterminado de todas as universidades públicas e privadas a partir de quarta-feira, após os protestos contra as cotas de emprego no setor público, que incluem uma reserva de 30% para familiares de combatentes da Guerra de Independência de 1971 do Paquistão.

Autoridades enviaram unidades da força paramilitar Guarda de Fronteira juntamente com a polícia de choque na quarta-feira para o lado de fora do campus da Universidade de Daca, enquanto os estudantes cantavam: 'Não deixaremos que o sangue de nossos irmãos seja em vão'.

A polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha e lançou granadas sonoras contra os estudantes enquanto eles marchavam carregando caixões em solidariedade aos mortos, disse Nahid Islam, coordenador dos protestos.

As cotas têm causado revolta entre os estudantes, que enfrentam altas taxas de desemprego, com quase 32 milhões de jovens de Bangladesh sem trabalho ou educação, em uma população total de 170 milhões de pessoas.

As manifestações se intensificaram depois que a primeira-ministra Sheikh Hasina, filha do Sheikh Mujibur Rahman, que liderou a independência de Bangladesh do Paquistão, recusou-se a atender às demandas dos manifestantes. Ela rotulou aqueles que se opõem à cota como 'razakar' - um termo usado para aqueles que supostamente colaboraram com o Exército paquistanês durante a guerra de 1971.

Os protestos se tornaram violentos nesta semana, quando milhares de manifestantes contrários à cota entraram em confronto com membros da ala estudantil do partido governista Liga Awami em todo o país. Seis pessoas, incluindo pelo menos três estudantes, foram mortas durante os confrontos na terça-feira, segundo a polícia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável. Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

7 min
  1. Home
  2. noticias
  3. bangladesh fecha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.