Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Barclays endurece regras de desmatamento para clientes do setor de carne bovina

Placeholder - loading - Sucursal do Barclays Bank em Londres. REUTERS/Peter Nicholls
Sucursal do Barclays Bank em Londres. REUTERS/Peter Nicholls
Ver comentários

Publicada em  

Por Simon Jessop e Tommy Wilkes

LONDRES (Reuters) - O Barclays afirmou a clientes do setor de carne bovina que eles precisam evitar o desmatamento em suas cadeias de abastecimento da América do Sul, em um documento visto pela Reuters que endurece a postura do banco, mas não atende às demandas dos ativistas.

O banco britânico Barclays tem sido um foco particular de ativistas devido à sua atuação como financiador da empresa brasileira de processamento de alimentos JBS, que tem sido criticada por seu papel no desmatamento da Amazônia.

A JBS não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O Barclays disse em comunicado à Reuters que 'não forneceu financiamento a entidades que realizam essas atividades desde 2021' após 'diligência prévia e supervisão aprimoradas para clientes envolvidos na produção de carne bovina ou operações de processamento primário no Brasil'.

A nova política do banco sobre desmatamento, em vigor a partir de 1º de julho, não está formalmente na agenda da reunião geral anual do banco em Londres na quarta-feira, mas foi levantada como um problema pelos ativistas.

A pressão sobre as empresas para ampliar seu foco na proteção ambiental aumentou desde um acordo histórico em uma cúpula das Nações Unidas em dezembro para proteger a biodiversidade.

Dados oficiais mostraram a escala da tarefa no Brasil, onde o desmatamento na floresta amazônica cresceu 14% em março em relação ao ano anterior.

O documento visto pela Reuters informa que o banco exige que os produtores de carne bovina proibam a produção ou processamento primário de carne bovina em áreas na Amazônia desmatadas ou convertidas após 2008.

Também exige que eles se comprometam com uma cadeia de fornecimento de carne bovina sul-americana livre de desmatamento, direta e indiretamente, com rastreabilidade total, até 2025 em áreas com alto risco de desmatamento, incluindo a Amazônia, o Cerrado brasileiro e os biomas do Chaco.

As empresas também precisariam monitorar, verificar e relatar os volumes de carne bovina livre de desmatamento até dezembro de 2025 e ter um compromisso político em vigor para respeitar os direitos humanos em suas operações e cadeia de suprimentos.

De forma mais ampla, o Barclays disse que 'não tinha apetite' para fornecer serviços financeiros a empresas de soja, carne bovina, óleo de palma, silvicultura e madeira diretamente envolvidas na extração ilegal de madeira ou atividades relacionadas, que usaram o fogo para limpar a terra ou que cometeram atos de violência ou exploração das comunidades locais.

DESMATAMENTO ILEGAL

Uma auditoria do Ministério Público Federal em dezembro disse que quase 17% do gado comprado pela JBS no Pará veio de fazendas com 'irregularidades', como desmatamento ilegal.

Uma pesquisa dos grupos sem fins lucrativos BankTrack, Feedback Global e Mighty Earth, compartilhada com a Reuters, estima que o Barclays forneceu 6,7 bilhões de dólares em financiamento para JBS e suas subsidiárias entre 2015 e 2022, tornando o Barclays seu maior financiador.

O Barclays não refutou o número quando questionado pela Reuters.

A nova política, embora bem-vinda, depende demais de dados informados pelas próprias empresas, disse Gemma Hoskins, da Mighty Earth.

'A política não inclui processos suficientes para poder detectar, monitorar ou verificar quaisquer casos que não estejam em conformidade e, em última análise, eles estão pedindo que as empresas façam o monitoramento, relatórios e verificações por conta própria”, afirmou Hoskins.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. barclays endurece regras de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.