Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC deve parar ação mais firme do câmbio, mas não abandona mercado, dizem analistas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "BC deve parar ação mais firme do câmbio, mas não abandona mercado, dizem analistas"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - A atuação mais firme do Banco Central no mercado cambial deve cumprir o prazo dado pelo presidente da instituição, Ilan Goldfajn, e terminar nesta sexta-feira, o que não quer dizer que a autoridade deixará o mercado à deriva, afirmaram especialistas ouvidos pela Reuters.

As atuações já limparam muito das posições de quem estava muito mal dado. Acho que o BC vai manter a rolagem, mas tirar as intervenções novas, deixando a questão da incerteza (na atuação) para administrar a volatilidade , avaliou o estrategista da corretora Coinvalores, Paulo Nepomuceno.

No final da semana passada, depois que o dólar se aproximou do patamar de 4 reais, o BC decidiu intervir mais pesadamente no mercado, anunciando oferta de 20 bilhões de dólares em novos swaps cambiais o fim dessa semana. O montante, somado ao que já vinha sendo injetado em novos contratos, poderá totalizar 24,5 bilhões de dólares.

Além disso, o BC passou a agir de forma discricionária, sem anunciar previamente quando fará os leilões de novos swaps, utilizando o fator surpresa para conter o ímpeto dos agentes e conter a volatilidade.

Desde o início do mês até esta quarta-feira, a autoridade monetária já colocou 18,116 bilhões de dólares em novos contratos de swap cambial, equivalente à venda futura de dólares. Além disso, seguia rolando os contratos que vencem julho, que soma 8,762 bilhões de dólares.

Os motivos para a alta do dólar continuam... O BC pode apenas manter a rolagem ou manter a ação disricionária com menores volumes. Ele não pode queimar cartucho, temos as eleições pela frente , afirmou o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado, ao citar a corrida presidencial como um dos motivos que ajudaram a içar a moeda norte-americana recentemente.

As últimas pesquisas eleitorais não trouxeram um pré-candidato que o mercado considere mais comprometido com reformas despontando, o que azedou o humor dos investidores, sobretudo após o impacto bilionário da greve dos caminhoneiros sobre as contas públicas.

Só em maio, o dólar acumulou alta de 6,66 por cento sobre o real e, no pico deste mês, chegou a ultrapassar o patamar de 3,90 reais, cerca de 0,20 centavos de real a mais do que o fechamento do mês passado. Após a ação mais contundente do BC, a partir do dia 8, o dólar já era negociado ao redor de 3,70 reais novamente.

O cenário externo também pesou sobre a recente turbulência nos mercados, com expectativas de ritmo mais forte de aumentos de juros nos Estados Unidos neste ano.

O Federal Reserve, banco central norte-americano, deverá promover nessa tarde a segunda elevação na taxa do país. O mercado estava dividido entre três ou quatro altas de juros neste ano ao todo, em meio a sinais de melhor desempenho econômico que os Estados Unidos têm dado.

Mesmo que o Fed sinalize uma quarta alta neste ano, acredito que o dólar encontrou seu piso, ao redor de 3,70 reais, com os riscos que estão aí , avaliou o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, para quem o BC pode não dar continuidade a essa atuação mais firme no câmbio.

TESOURO

A avaliação de que o BC pode aliviar suas ações no mercado cambial não é compartilhada quando se olha para o mercado de juros futuros. Para os especialistas, o Tesouro terá de continuar atuando de forma contundente para continuar dando equilíbrio, sensível tanto ao cenário externo quanto interno.

O Tesouro tem que continuar atuando. Seria pior sem ele, o mercado estaria mais estressado, mais volátil , disse Gonçalves.

A autoridade tem feito diariamente leilões de compra e venda de Notas do Tesouro Nacional série F (NTN-F), um papel pré-fixado, e suspendeu, neste período, seus leilões tradicionais.

No final da semana passada, o próprio Tesouro anunciou que continuaria atuando nos mercados, por meio de leilões extraordinários de compra e venda títulos públicos, até o final deste mês para tentar buscar o equilíbrio das taxas de juros novamente.

E que, para esta semana, estariam mantidas as ofertas diárias de NTN-Fs e, a partir daí, seria avaliado se a estratégia de leilões diários seria mantida ou não até o fim de junho.

Acho que a atuação do Tesouro tem que ser mantida até o mercado se acalmar, precisa continuar dando saída a seus parceiros, mas sem dar moleza , avaliou Nepomuceno, da Coinvalores. Estamos em épocas excepcionais, se você não der saída, perde seu parceiro.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc deve parar acao mais firme …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.