BC do Japão diz que aumento do salário mínimo deve elevar inflação
Publicada em
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O aumento do salário mínimo no Japão provavelmente elevará a inflação, principalmente por meio do avanço dos preços de serviços, disse o banco central japonês nesta sexta-feira, sinalizando confiança nas perspectivas de que a inflação atingirá de forma sustentável sua meta de 2%.
Aumentos salariais sustentados e abrangentes estão entre os pré-requisitos que o Banco do Japão tem estabelecido para elevar a taxa de juros dos atuais níveis próximos de zero.
O salário mínimo médio deve ter uma alta recorde de 5,1% no ano fiscal até o final de março de 2025, com o aumento particularmente grande em áreas onde o nível foi mantido baixo, disse o Banco do Japão em uma versão completa de seu relatório trimestral de perspectivas.
'Se o salário mínimo do Japão continuar aumentando, é provável que isso eleve os preços, principalmente dos serviços', disse.
As estimativas mostraram que um aumento de 1% no salário mínimo elevaria os preços dos serviços, conforme medido pelo índice de preços ao consumidor, em 0,07 ponto percentual, disse o banco central no relatório.
O Banco do Japão abandonou os juros negativos em março e elevou a taxa de curto prazo para 0,25% em julho, considerando que o Japão estava progredindo no sentido de atingir de forma sustentável sua meta de inflação de 2%.
O presidente do banco central, Kazuo Ueda, tem afirmado que o aumento da inflação deve ser impulsionado por uma demanda doméstica robusta e um sólido crescimento dos salários para que a instituição continue elevando os juros.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO