Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC piora projeção de crescimento do PIB em 2025 de 2,1% para 1,9% e vê inflação seguir acima da meta

Placeholder - loading - Vista de São Paulo 11/11/2024. REUTERS/Amanda Perobelli
Vista de São Paulo 11/11/2024. REUTERS/Amanda Perobelli
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central piorou sua projeção de crescimento econômico do Brasil em 2025 a 1,9%, contra patamar de 2,1% estimado em dezembro, conforme divulgado nesta quinta-feira no Relatório de Política Monetária, que também prevê uma continuidade da inflação acima do teto da meta ao longo deste ano.

A nova projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) está abaixo da estimativa do Ministério da Fazenda, que prevê expansão de 2,3% para o PIB este ano, embora o ministro Fernando Haddad tenha chegado a afirmar neste mês que o crescimento poderia ser de 2,5%. O mercado, segundo a pesquisa Focus mais recente, estima que a economia crescerá 1,98% em 2025.

Segundo o BC, a revisão reflete uma redução no crescimento esperado para setores mais cíclicos, parcialmente compensada por um aumento nos demais

'Notam-se sinais que sugerem uma incipiente moderação do crescimento econômico', disse o BC no relatório, citando um arrefecimento mais nítido em setores mais sensíveis ao ciclo econômico, no consumo das famílias e em investimentos.

A autarquia apontou que a previsão de forte alta na agropecuária, juntamente com o aumento no valor do salário-mínimo e a liberação de recursos extras do FGTS, deve contribuir para a aceleração da atividade no primeiro trimestre.

O documento pondera que o resultado do início do ano sofre efeito de sazonalidade, argumentando que interpretações sobre o grau de aquecimento da atividade no início de 2025 devem ser feitas com cautela.

INFLAÇÃO

No documento, o BC afirmou que em seu cenário de referência a inflação continua acima do limite do intervalo de tolerância da meta ao longo de 2025, começando a cair a partir do quarto trimestre, mas ainda permanecendo acima do alvo contínuo de 3% --que tem margem de 1,5 ponto para mais ou para menos.

As projeções da autarquia apontam para uma inflação acumulada em 12 meses na faixa de 5,5% e 5,6% nos três primeiros trimestres deste ano, caindo para 5,1% no final do ano.

Segundo o documento, o índice de preços cairia para 3,7% em 2026 e 3,1% no terceiro trimestre de 2027, já dentro da margem de tolerância, mas ainda acima do centro da meta.

A meta contínua de inflação prevê que o BC se explique e apresente um plano de trabalho para a convergência da inflação após seis meses contínuos de rompimento dos limites da meta, o que deve ocorrer em junho deste ano.

Para o BC, ao fim de 2025, a chance de a inflação estourar o teto da meta é de 70%, contra 50% antes. Para 2026, a chance foi estimada em 28%, ante 26%.

Após afirmar que a manutenção das projeções acima do alvo torna a convergência dos preços à meta mais desafiadora, o BC ressaltou que a inflação voltou a subir no período recente e a desancoragem das expectativas de mercado aumentou.

Em relação à política monetária, o BC reiterou mensagem da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de que antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de magnitude menor do que 1 ponto percentual na reunião de maio.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. bc piora projecao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.