Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC seguirá atuando no câmbio apenas em caso de disfuncionalidade, diz Galípolo

Placeholder - loading - Atual diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo assumirá o comando da instituição em 2025 08/10/2024 REUTERS/Adriano Machado
Atual diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo assumirá o comando da instituição em 2025 08/10/2024 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que o câmbio flutuante é um dos pilares da matriz econômica do país, reiterando que a autarquia só atua no câmbio em caso de disfuncionalidades.

'Efetivamente, a gente vai continuar fazendo atuações só por questões de disfuncionalidades, como essa de você ter uma sazonalidade de final de ano de dividendos que vão para fora e coisas desse tipo', afirmou, ao responder pergunta sobre o tema no XP Fórum Político, do banco XP.

De acordo com o diretor, o câmbio flutuante 'está cumprindo seu papel muito bem' e, junto das reservas internacionais, é um mecanismo de defesa 'bastante relevante' no enfrentamento de desafios globais.

Ele disse não esperar mudanças na política cambial do BC com a chegada de Nilton David, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a diretoria de Política Monetária a partir de janeiro, quando Galípolo tomará posse como presidente do banco.

A fala de Galípolo sobre a atuação do BC no mercado de câmbio ocorre em meio à crescente desvalorização da moeda brasileira em sessões recentes, movimento que gerou expectativa por novas intervenções da autarquia em parte do mercado. Na sexta-feira, o dólar à vista fechou o dia com alta de 0,17%, cotado a 6,0012 reais -- maior valor nominal de fechamento da história.

Às 12h22 desta segunda, o dólar à vista subia 1,17%, a 6,0715 reais na venda.

A queda do real ocorre na esteira da reação negativa do mercado ao duplo anúncio do governo na semana passada de um projeto de reforma do imposto de renda e de um pacote de medidas de contenção de gastos.

Investidores avaliaram que o pacote fiscal, que prevê uma economia de 71,9 bilhões de reais em dois anos, veio na direção correta, mas o anúncio da reforma do IR, que busca expandir a faixa de isenção para quem ganha até 5 mil reais, teria sinalizado um descompromisso do Executivo com o ajuste fiscal.

Galípolo disse enxergar o anúncio das medidas como um fator relevante tanto para a desvalorização do real como para a desancoragem adicional das expectativas de inflação. Ele indicou, no entanto, que a autarquia não tem dados suficientes para avaliar o impacto da proposta do IR.

'Tenho duas reformas tributárias para me queixar que eu não tenho dados suficientes para entender o impacto', disse.

'Na primeira reforma tributária (do consumo) eu já me queixava que precisava de mais estudos para entender como vai impactar preço. Isso não está claro... Agora tem que fazer sobre qual o impacto da (reforma da) renda.'

Ele disse entender que o Ministério da Fazenda, do qual foi secretário-executivo entre janeiro e junho de 2023, aceitou o desafio de 'mudar completamente' a estrutura fiscal do país.

Na última vez que entrou no mercado de câmbio, no mês passado, o BC vendeu 4 bilhões de dólares em dois leilões de linha (venda de dólares com compromisso de recompra) para lidar com uma demanda maior pontual.

Tradicionalmente, a autarquia costuma realizar leilões de linha nos finais de ano, em especial em dezembro, para atender à demanda por moeda para envio ao exterior.

(Reportagem de Fernando Cardoso)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bc seguira atuando no cambio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.