Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BCE deve ser paciente com cortes de juros, diz Schnabel ao FT

Placeholder - loading - Isabel Schnabel, membro do BCE 22/11/2019 REUTERS/Ralph Orlowski
Isabel Schnabel, membro do BCE 22/11/2019 REUTERS/Ralph Orlowski
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O Banco Central Europeu deve ser paciente com o corte das taxas de juros, já que a inflação pode voltar a subir e dados recentes confirmam os temores de que a 'última milha' da redução do crescimento dos preços será a mais difícil, disse Isabel Schnabel, membro da diretoria do BCE, ao Financial Times.

O BCE tem mantido as taxas de juros em níveis recordes desde setembro, mas o debate sobre a flexibilização da política monetária está se intensificando e os mercados esperam que o banco comece a reverter o curso em breve, devido ao fraco crescimento e ao arrefecimento das pressões sobre os preços.

No entanto, Schnabel advertiu contra cortes muito cedo, argumentando que os aumentos anteriores das taxas já atingiram seu impacto máximo e que alguns sinais preocupantes permanecem à medida que se inicia uma nova fase 'crítica' de desinflação.

'As expectativas de preços de venda no setor de serviços aumentaram por vários meses seguidos', disse ela, segundo o FT, nesta quarta-feira. 'Estamos vendo uma inflação de serviços estável. Vemos um mercado de trabalho resiliente. Ao mesmo tempo, vemos um notável afrouxamento das condições financeiras.'

O ressurgimento da inflação não é o principal cenário do BCE, mas dados preocupantes alertam contra a flexibilização da política monetária muito cedo, especialmente porque as interrupções do transporte marítimo no Mar Vermelho geraram preocupações sobre novas interrupções na cadeia de suprimentos.

'Eu diria que agora estamos entrando em uma fase crítica em que a calibração e a transmissão da política monetária se tornam especialmente importantes, porque se trata de conter os efeitos secundários', disse Schnabel.

Embora os conservadores tenham defendido a paciência na redução das taxas, a maioria aceitou que o próximo passo será um corte. Embora eles tenham recuado nas apostas de um movimento em abril, um movimento em meados do ano parece incontroverso.

Schnabel também pareceu otimista quanto ao fato de as empresas estarem absorvendo parte do recente crescimento dos salários, como o BCE esperava há muito tempo, já que o crescimento econômico está fraco e elas têm pouco espaço para empurrar os custos mais altos para os clientes.

'Se a demanda for contida por uma política monetária restritiva, será muito mais difícil para as empresas repassarem os custos mais altos aos consumidores', disse Schnabel. 'Estamos vendo algumas evidências de que isso está acontecendo.'

'Fizemos progressos substanciais, o que é uma boa notícia', disse Schnabel. 'Mas ainda não chegamos lá.'

(Por Mrinmay Dey)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bce deve ser paciente com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.