Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BCE deve ser paciente com cortes de juros, diz Schnabel ao FT

Placeholder - loading - Isabel Schnabel, membro do BCE 22/11/2019 REUTERS/Ralph Orlowski
Isabel Schnabel, membro do BCE 22/11/2019 REUTERS/Ralph Orlowski
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O Banco Central Europeu deve ser paciente com o corte das taxas de juros, já que a inflação pode voltar a subir e dados recentes confirmam os temores de que a 'última milha' da redução do crescimento dos preços será a mais difícil, disse Isabel Schnabel, membro da diretoria do BCE, ao Financial Times.

O BCE tem mantido as taxas de juros em níveis recordes desde setembro, mas o debate sobre a flexibilização da política monetária está se intensificando e os mercados esperam que o banco comece a reverter o curso em breve, devido ao fraco crescimento e ao arrefecimento das pressões sobre os preços.

No entanto, Schnabel advertiu contra cortes muito cedo, argumentando que os aumentos anteriores das taxas já atingiram seu impacto máximo e que alguns sinais preocupantes permanecem à medida que se inicia uma nova fase 'crítica' de desinflação.

'As expectativas de preços de venda no setor de serviços aumentaram por vários meses seguidos', disse ela, segundo o FT, nesta quarta-feira. 'Estamos vendo uma inflação de serviços estável. Vemos um mercado de trabalho resiliente. Ao mesmo tempo, vemos um notável afrouxamento das condições financeiras.'

O ressurgimento da inflação não é o principal cenário do BCE, mas dados preocupantes alertam contra a flexibilização da política monetária muito cedo, especialmente porque as interrupções do transporte marítimo no Mar Vermelho geraram preocupações sobre novas interrupções na cadeia de suprimentos.

'Eu diria que agora estamos entrando em uma fase crítica em que a calibração e a transmissão da política monetária se tornam especialmente importantes, porque se trata de conter os efeitos secundários', disse Schnabel.

Embora os conservadores tenham defendido a paciência na redução das taxas, a maioria aceitou que o próximo passo será um corte. Embora eles tenham recuado nas apostas de um movimento em abril, um movimento em meados do ano parece incontroverso.

Schnabel também pareceu otimista quanto ao fato de as empresas estarem absorvendo parte do recente crescimento dos salários, como o BCE esperava há muito tempo, já que o crescimento econômico está fraco e elas têm pouco espaço para empurrar os custos mais altos para os clientes.

'Se a demanda for contida por uma política monetária restritiva, será muito mais difícil para as empresas repassarem os custos mais altos aos consumidores', disse Schnabel. 'Estamos vendo algumas evidências de que isso está acontecendo.'

'Fizemos progressos substanciais, o que é uma boa notícia', disse Schnabel. 'Mas ainda não chegamos lá.'

(Por Mrinmay Dey)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. bce deve ser paciente com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.