BCE está atento ao bom funcionamento dos mercados, diz Lagarde após França assustar investidores
Publicada em
PARIS (Reuters) - O Banco Central Europeu está atento ao bom funcionamento dos mercados financeiros, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta segunda-feira, depois que a convocação do presidente francês Emmanuel Macron de uma votação parlamentar antecipada na semana passada assustou os investidores.
Os investidores estavam exigindo um prêmio de 77 pontos-base para emprestar à França, que tem recomendação AA, em relação à Alemanha, com recomendação AAA, por 10 anos nas negociações da manhã desta segunda-feira, pouco alterado em relação à sexta-feira, depois de subir 29 pontos na semana passada, em seu maior aumento semanal desde 2011.
Perguntada se o spread era uma preocupação, Lagarde disse a repórteres em um evento perto de Paris: 'A estabilidade de preços anda de mãos dadas com a estabilidade financeira. Prestamos muita atenção ao bom funcionamento dos mercados financeiros e continuamos a fazê-lo hoje'.
Lagarde disse que reduzir a inflação para 2% pode parecer uma tarefa trivial, dadas as atuais turbulências políticas na Europa, mas que agora não é o momento para o BCE perder de vista seu objetivo principal.
'Se deixarmos a inflação sair de controle quando estamos no processo de controlá-la e quando começamos essa terceira etapa do processo de política monetária, isso seria totalmente contraproducente', disse ela.
As autoridades do Banco Central Europeu não têm planos de discutir a compra emergencial de títulos franceses e ainda acham que cabe aos políticos franceses tranquilizar os investidores, que estão preocupados com a perspectiva de um governo de extrema direita, disseram cinco fontes à Reuters.
(Reportagem de Leigh Thomas)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO