Beatles: há 58 anos, Hard Day’s Night liderava as paradas
O disco liderou os charts britânicos por 21 semanas, sendo 43 em outras posições
Publicada em
“Hard Day’s Night” foi um marco na história dos Beatles e da música. O disco foi o primeiro a ter somente músicas compostas pela banda. O lançamento trazia músicas mais complexas que os dois discos anteriores. O lado A trazia a trilha sonora do filme homônimo e o lado B músicas feitas para o álbum.
Lançado em 1964 – 1965 no Brasil –, o disco foi o terceiro da banda. Em sua estreia o disco passou 43 semanas nas paradas britânicas, sendo 21 semanas no primeiro lugar. Nos rankings dos Estados Unidos o lançamento passou 51 semanas nas paradas e 14 na liderança.
“Hard Day’s Night” ou “Os Reis do IÊ, IÊ, IÊ”
Na década de 1960 era muito comum que o mesmo álbum tivesse uma versão para cada país. No caso de “Hard Day’s Night” houve a versão britânica, americana e brasileira.
Enquanto o britânico e americano traziam uma capa azul, o brasileiro – que tinha a mesma tracklist da versão inglês - tinha uma capa vermelha e com o título de “Os Reis do IÊ, IÊ, IÊ”. Já entre as outras versões, a diferença era nas músicas.
Confira a tracklist de cada disco
Britânico
- "A Hard Day's Night"
- "I Should Have Known Better"
- "If I Fell"
- "I'm Happy Just to Dance with You"
- "And I Love Her"
- "Tell Me Why”
- "Can't Buy Me Love"
- "Any Time at All"
- "I'll Cry Instead"
- "Things We Said Today"
- "When I Get Home"
- "You Can't Do That"
- "I'll Be Back"
EUA
- "A Hard Day's Night"
- "Tell Me Why"
- "I'll Cry Instead"
- "I Should Have Known Better" (Instrumental)
- "I'm Happy Just to Dance with You"
- "And I Love Her" (Instrumental)
- "I Should Have Known Better"
- "If I Fell"
- "And I Love Her"
- "Ringo's Theme (This Boy)" (Instrumental)
- "Can't Buy Me Love"
- "A Hard Day's Night" (Instrumental)
Singles
O disco contou com 4 singles que precederam seu lançamento. Em 16 de março, o mundo conheceu "Can't Buy Me Love". Em 10 julho foi a vez da faixa que deu o nome para o disco. 10 dias depois, a romântica "And I Love Her". Por fim, em 20 de agosto "I'll Cry Instead" tocou suas primeiras notas.
Curiosidades de “A Hard Day’s Night”
Em entrevistas depois do fim da banda, ficou claro que o processo de composição do disco foi dominado por John Lennon. Mesmo assim, Paul trouxe “Can’t Buy Me Love”. É importante lembrar que a dupla tinha um acordo de sempre assinarem juntos suas composições para os Beatles, mesmo as que faziam sozinhos. Isso porque consideravam que um ensinou o outro a criar músicas e tudo que escreviam tinha um pouco do amigo.
“Hard Day’s Night” foi o segundo álbum de música pop com apenas músicas autorais, antes dos Beatles apenas Bob Dylan tinha lançado um disco 100% autoral.
O processo de gravação, comandado por George Martin, possibilitou criações mais complexas. O disco foi gravado em fitas de 4 faixas, assim não era mais necessário que os vocais fossem comprimidos em uma única faixa.
A versão americana trouxe versões instrumentais no lugar de faixas inéditas. Esse também é o álbum que teve apenas 13 canções, ao invés das usuais 14. Isso se deu porque Ringo Star ficou doente e o baterista que iria substituí-lo não era bom o bastante, não houve tempo para a 14ª faixa. “Hard Day’s Night” é o único disco em que todas as canções são de autoria da dupla Lennon/McCartney.
Hard Day’s Night foi um nome sugerido por Ringo Starr. Depois de um dia de trabalho o baterista disse “hoje foi um dia difícil”, mas ao olhar para o céu completou “noite” (“It's been a hard day…night!”).
Veja também
SALA DE BATE PAPO