Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Coldplay: turnê da banda será sustentável

“Music of the Spheres” terá diversas frentes para anular ou reduzir o impacto ambiental dos shows

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Coldplay se apresenta no Global Citizen Festival. Fotografia: Gray Hutton
Imagem/Divulgação: Coldplay se apresenta no Global Citizen Festival. Fotografia: Gray Hutton
Ver comentários

Publicada em  

Music of the Spheres”, a turnê do Coldplay para seu último álbum, é pensada para ser sustentável. “Nós queremos fazer a ‘Music Of The Spheres Tour’ o mais sustentável e sem carbono possível”, declarou a banda.

Imagem de conteúdo da notícia "Coldplay: turnê da banda será sustentável" #1
Toque para aumentar

Os três Rs

Reduzir, Reinventar, Recuperar. Baseado nesses princípios o grupo quer cortar pela metade as emissões CO2, apoiar novas tecnologias que sejam verdes e gerar créditos de carbono com os shows.

As emissões de CO2 serão comparadas às duas últimas turnês. A redução também virá dos parceiros que serão ajudados pela banda a reduzir os impactos. Para isso, a banda contou com uma equipe especializada que, em 2019, mapeou as pegadas de carbono das turnês.

Com essas informações, Coldplay pode adaptar suas operações. Por exemplo, veículos de combustíveis fósseis foram cortados da frota. Mesmo assim, o grupo tem consciência de que ainda haverá um grande impacto por conta das apresentações.

Energia, Lixo, Água e Transporte

A emissão de carbono não é a única frente a ser combatida. “A energia do palco será totalmente renovável. Evitaremos combustíveis fósseis sempre que possível”, declarou Coldplay.

Painéis solares, biocombustível e baterias estão entre as estratégias do grupo para que a energia seja a mais limpa possível. Outra inovação é a instalação de pisos que transformam o impacto dos passos em energia para a apresentação. A primeira performance teve 99% de energia renovável

Viajar de avião é muito poluente, mas até com isso a banda se preocupou. Além de planejamento para fazer o mínimo de voos possíveis, o grupo pagará por biocombustível. “Sempre que possível, optaremos por veículos elétricos e por biocombustível”.

Até o palco foi projetado par usar menos materiais. As marcantes pulseiras de LED também serão recuperadas no final do show diminuir a produção e os componentes serão usados em tours futuros.

No caso do lixo, além de reduzir, o descarte será focado na reciclagem e na reutilização dos materiais. Por fim, para melhorar o aproveitamento da água as torneiras serão aeradas e os vasos sanitários terão menos água.

Fãs e comida

Para estimular os fãs a terem atitudes mais sustentáveis a banda desenvolveu um APP. Através dele as pessoas podem comprovar seus hábitos e ganhar descontos. Assim a banda também poderá gerar créditos de carbono com as ações dos fãs.

Para os interessados em adquirir o merchandising, todos os materiais possíveis serão sustentáveis e recicláveis. Além de escolher revenderes com trabalhos socialmente e ecologicamente responsável.

Para a comida, 4 atitudes foram tomadas. Todos os alimentos serão a base de plantas e terão a opção de ser sem carne. Para estimular as micro economias, sempre que possível os ingredientes serão comprados nos locais do show. As sobras terão 2 destinos: a compostagem e, quando em estado correto, alimentos serão doados para os bancos de alimento.

Veja também

TOP 10: QUAL SEU #TBT FAVORITO DA ANTENA 1?

#TBT: DONNA SUMMER LIDERAVA A HOT 100 EM 1979

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. coldplay turne da banda sera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.