Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Belo Horizonte tira carros das ruas para criar ciclovias e áreas de lazer

Ciclovias foram interligadas com ciclofaixas temporárias na capital mineira, criando vias de aproximadamente 30 km que ligam regiões Leste e Oeste. E novos espaços públicos sem automóveis permitem que

Ver comentários

Publicada em  

Transcrito:

Tirar as ruas dos carros? Para dá-las ás bicicletas e também ás crianças. Na capital mineira, Belo Horizonte, este é o plano ambicioso do projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente na BHTrans. Eveline Trevisan se juntou a outros moradores a fim de reduzir radicalmente o fluxo de carros.

Eveline Trevisan (BHTrans): “Sempre tive um sonho de cidade. E o meu sonho de cidade é uma cidade mais lenta. É uma cidade onde pedestres e ciclistas possam circular em segurança. E eu vi a zona 30 como uma possibilidade de chegar perto dessa cidade que eu sonho há muitos anos.”

Atualmente, a frota de veículos no Brasil ultrapassa a marca de 107 milhões. E o país tem uma das taxas mais altas de mortes nas estradas do mundo. Em Belo Horizonte, Eveline conectou ciclovias existentes com ciclofaixas temporárias possibilitando um caminho seguro de aproximadamente 30 km, e ligando as regiões Leste e Oeste da cidade.

Fátima Seres (Ciclista): “Os motoristas não tem consciência de que a gente precisa, e de que a bicicleta é um meio de transporte. Então essa implantação de ciclovias é fundamental, chega a ser emocionante ver uma ciclovia nova.”

Isso faz parte de um projeto internacional chamado “Urban Pathways”. Ele é financiado pela Iniciativa Internacional do Clima da Alemanha. Novos espaços públicos sem carros, são bem vistos principalmente pelos moradores mais jovens.

“De fato alguns desejos deles foram atingidos, né? Então o processo foi muito interessante. E foi muito legal a gente vê-lo se tornando realidade aqui do lado da nossa casa. Como criou um espaço de convivência, tem mais pessoas. Com mais pessoas, tem mais segurança. Com mais segurança a gente quer vir mais. E aí é um ciclo.”

Eles esperam que esse projeto se espalhe por toda a cidade e, quem sabe, por todo o Brasil.

Veja também:

A pianista mais velha do mundo.

Vulcão Nyiragongo: Crianças esperam reencontrar famílias.

Escrito por DW

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. belo horizonte tira carros …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.