Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden diz que houthis do Iêmen são um grupo 'terrorista'

Placeholder - loading - Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden 12/01/2024 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden 12/01/2024 REUTERS/Leah Millis
Ver comentários

Publicada em  

Por Nandita Bose e Kanishka Singh

EMMAUS, Pensilvânia (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou nesta sexta-feira as forças houthis do Iêmen de grupo 'terrorista', depois que aviões de guerra, navios e submarinos norte-americanos e britânicos lançaram dezenas de ataques aéreos no Iêmen de quinta para sexta-feira.

Biden disse que Washington responderá aos houthis se eles continuarem com o comportamento que ele chamou de 'ultrajante'.

Londres e Washington afirmam que seus ataques no Iêmen foram uma retaliação a meses de ataques do movimento contra navios no Mar Vermelho, que os combatentes apoiados pelo Irã apresentaram como uma resposta à guerra em curso em Gaza. Os ataques representam uma das demonstrações mais dramáticas até o momento da ampliação do conflito em Gaza.

'Acho que sim', disse Biden a repórteres nesta sexta-feira, quando questionado se ele estava disposto a chamar os houthis de grupo 'terrorista'.

'Vamos nos certificar de que responderemos aos houthis se eles continuarem com esse comportamento ultrajante junto com nossos aliados', acrescentou.

A Casa Branca disse mais cedo nesta sexta que os Estados Unidos não querem guerra com o Iêmen, mas não hesitarão em tomar novas medidas.

'É irrelevante se eles são designados (como terroristas). Reunimos um grupo de nações (que) vai dizer que se eles continuarem a agir e se comportar como fazem, nós responderemos', disse Biden aos repórteres.

Os houthis, um movimento armado apoiado pelo Irã que assumiu o controle da maior parte do Iêmen na última década, têm atacado a navegação na foz do Mar Vermelho -- uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo -- desde outubro. Os ataques forçaram navios a mudarem sua rota e seguir caminhos mais longos.

Os houthis dizem que seus ataques são uma demonstração de apoio aos palestinos sitiados por Israel em Gaza, governada pelo Hamas.

(Reportagem de Nandita Bose em Emmaus, e Kanishka Singh em Washington; reportagem adicional de Dan Whitcomb em Los Angeles)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. biden diz que houthis do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.