Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Billie Eilish e Coldplay querem fazer vinis mais sustentáveis

Conheça a estratégia dos artistas para diminuir o desperdício e a poluição causada pela produção de discos.

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação

Publicada em  

O vinil, uma das formas mais populares de consumir música dos anos 80, está voltando a ser um destaque. Em 2023, pela primeira vez em 35 anos, as pessoas compraram mais discos de vinil do que CDs. Muito disso se deve aos colecionadores e amantes de música quererem de volta o hábito tradicional e nostálgico de escutar grandes obras pelo toca-discos. A moda se tornou tão forte entre os fãs, que muitos dos principais artistas das paradas contemporâneas continuam colocando seus lançamentos à venda no formato de disco.

Mas quais problemas vem com esse crescimento de vendas?

O notável ressurgimento do suposto antiquado jeito de ouvir música aumentou as preocupações em relação às consequências relacionadas ao transporte de milhões de discos de plástico.

Em entrevista para a Billboard, Billie Eilish falou sobre a nova estratégia de artistas de lançar diferentes versões de embalagens de discos de vinil só para aumentar suas vendas.

Não consigo nem expressar o tamanho do desperdício que é. Como alguém que realmente sai do seu caminho para ser sustentável e tenta envolver todo o time para fazer o mesmo, eu acho frustrante que alguns dos maiores artistas do mundo fazem 40 versões diferentes de embalagens de discos só para fazer você continuar comprando mais”.

Imagem de conteúdo da notícia "Billie Eilish e Coldplay querem fazer vinis mais sustentáveis" #1
Toque para aumentar

A cantora não está sozinha com suas preocupações ambientais, já que nos últimos anos surgiram várias outras iniciativas para fazer com que o próprio vinil e a sua produção seja mais sustentável. E agora, elas estão finalmente sendo colocadas em prática, incluindo produtos do mercado de massa.

A própria Billie, por exemplo, lançou seu último álbum “Hit Me Hard and Soft” de um jeito mais ecológico, especialmente na versão de vinil e fita cassete. Além disso, a banda Coldplay anunciou recentemente que seu novo álbum “Moon Music” vai ser lançado em uma variedade de formatos que se encaixam nos novos padrões de sustentabilidade.

A maior alternativa para produzir os discos de maneira mais ecológica é se afastar do material que eles sempre foram feitos: o polímero plástico ou PVC - que contém produtos químicos cancerígenos adicionados em sua fabricação e produz todos os tipos de resíduos tóxicos.

No caso da produção do “Moon Music”, o Coldplay fez uma parceria com a empresa alemã Sonopress para lançar o disco ecológico. Neste caso, ao invés de usar o PVC, o vinil será feito de plástico PET, que é mais reciclável. De acordo com a empresa, sua composição pode ser constituída 100% por produtos PET reciclados, tendo no caso das garrafas PET, a proporção de aproximadamente 9 garrafas para um disco.


CONFIRA TAMBÉM: COLDPLAY FECHA CICLO COM


A banda também constatou que a produção de seus LPs de vinil – em comparação com os tradicionais LPs de vinil de 140g – evitaria o uso de 25 toneladas de plástico virgem, ao mesmo tempo que reduziria 85% das emissões de CO2 durante o processo de fabricação.

Além disso, existe outra maneira de tornar o processo de fabricação do vinil mais sustentável com o próprio PVC. Para “Hit Me Hard and Soft”, Billie usou um disco feito a partir de discos rejeitados e cortes em excesso de vinil recém-prensado, triturando-os novamente e usá-los em novos álbuns.

Fora o disco de vinil em si, Billie pensou na sustentabilidade da embalagem de seus produtos. A tinta usada para a capa do seu último álbum foi “verniz de dispersão vegetal bruto e de dispersão aquosa”, sendo anunciadas como “100% recicláveis ​​e reutilizáveis” em vez das embalagens retrátil descartáveis.

Todas estas inovações são bem-vindas e esperamos que se tornem mais difundidas nos próximos anos. Mas, como Billie sugeriu em entrevista à Billboard, para que as mudanças realmente façam a diferença, as grandes corporações que dominam a indústria musical precisam ser convencidas a adotarem essas práticas.

Veja também:

COLDPLAY FECHA CICLO COM

VOCÊ SABIA QUE OS DISCOS DE VINIL VOLTARAM À MODA?

Imagem de conteúdo da notícia "Corinne Bailey Rae, de “Put Your Records On”, anuncia dois shows no Brasil" #1

Descontos especiais para distribuidores


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. billie eilish e coldplay …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.