Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bispos católicos dos EUA pedem desculpas a americanos nativos por abusos

Placeholder - loading - Sol nasce atrás de um monumento católico perto de Wagner, Estado da Dakota do Sul 09/09/2021 REUTERS/Callaghan O'Hare
Sol nasce atrás de um monumento católico perto de Wagner, Estado da Dakota do Sul 09/09/2021 REUTERS/Callaghan O'Hare
Ver comentários

Publicada em  

Por Joseph Ax

(Reuters) - Bispos católicos dos Estados Unidos pediram desculpas nesta sexta-feira aos norte-americanos nativos por causa do papel da igreja em causar traumas em suas comunidades, adotando também novas diretrizes para ministrar indígenas católicos. As novas políticas, aprovadas pela Conferência Nacional dos Bispos dos EUA, pedem que os líderes da Igreja realizem sessões para ouvir líderes nativos locais, incorporar costumes tribais nos ritos sagrados e melhorar o acesso de nativos norte-americanos a Universidades Católicas e outras oportunidades educacionais. O documento narra alguns dos abusos que nativos norte-americanos sofreram nas mãos da Igreja, incluindo a operação de mais de 80 internatos patrocinados pelo governo, parte de um plano de décadas de assimilação forçada da religião. Três escolas criadas pelo governo federal no século 19 duraram 150 anos, durante os quais crianças nativas eram removidas de suas casas, proibidas de falar seus próprios idiomas e recebiam novos nomes em inglês. Uma investigação do governo sobre o sistema descobriu grande abuso físico, sexual e emocional, além de centenas de mortes. “A Igreja reconhece que teve um papel em traumas vivenciados por crianças nativas”, afirma o documento, dizendo que “essas tragédias” levaram ao vício, ao abuso doméstico, ao abandono e à negligência que prejudicaram as famílias. O documento afirma que muitas das novas políticas visam abordar o abismo que alguns nativos norte-americanos acreditam separar suas origens tribais e suas identidades católicas. “Para nativos católicos que sentem essa tensão, asseguramos a vocês, como bispos católicos nos Estados Unidos, que vocês não precisam ser uma coisa ou outra. Vocês são ambas. Sua personificação cultural da fé é um presente para a Igreja”, diz o documento. Mais de 340 paróquias dos EUA, de um total de mais de 16.000, atendem congregações predominantemente nativas, e aproximadamente 20% de todos os nativos se consideram católicos, de acordo com a conferência dos bispos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bispos catolicos dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.