Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES aprova financiamento de R$3,2 bi para usina eólica da Casa dos Ventos e ArcelorMittal

Placeholder - loading - Sede do BNDES no Rio de Janeiro 22/11/2016 REUTERS/Sergio Moraes
Sede do BNDES no Rio de Janeiro 22/11/2016 REUTERS/Sergio Moraes
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de 3,16 bilhões de reais para um projeto de geração de energia eólica da Casa dos Ventos em conjunto com a ArcelorMittal, informou o banco nesta segunda-feira.

Segundo o BNDES, o crédito corresponde a 80% do total a ser investido no projeto, batizado de Babilônia Centro, e é o maior volume já financiado pelo banco para um empreendimento de geração renovável.

Localizado na Bahia, o complexo eólico terá capacidade instalada de 553,5 megawatts (MW) e geração estimada em 267 MW médios. Ele abastecerá aproximadamente 40% do consumo elétrico da ArcelorMittal no Brasil, em um modelo que torna a siderúrgica uma autoprodutora de energia.

'Essa operação reforça o compromisso do BNDES com projetos de geração renovável de grande escala, na busca por uma matriz energética cada vez mais sustentável para o Brasil, com produção de energia limpa e estímulo à descarbonização', afirmou o presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante, em comunicado.

Com operação prevista para outubro de 2025, o Babilônia Centro evitará emissão anual de aproximadamente 950 mil toneladas de CO2.

'O avanço da implantação deste projeto é um marco importante para a ArcelorMittal, porque está em linha com o nosso objetivo global de ser carbono neutro até 2050 e reduzir em 25% as emissões específicas até 2030', disse Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração Latam.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bndes aprova financiamento de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.