Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES aprova R$1 bi para projeto de etanol 2G da Raízen

Placeholder - loading - Máquina corta cana-de-açúcar em canavial da São Marrtinho em Pradópolis 13/09/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
Máquina corta cana-de-açúcar em canavial da São Marrtinho em Pradópolis 13/09/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de 1 bilhão de reais para a Raízen Energia construir uma usina de etanol de segunda geração (E2G) em Andradina (SP), com capacidade instalada de produção de até 82 milhões de litros por ano, de acordo com nota da instituição de fomento.

O etanol de segunda geração, diferentemente do método convencional de fabricação do biocombustível, é produzido a partir de resíduos do processo produtivo convencional, como bagaço da cana.

O biocombustível celulósico tem uma pegada de carbono 80% menor que a gasolina comum brasileira e 30% menor que o etanol convencional, o que tem atraído interesse de indústrias que buscam descarbonizar suas atividades.

A Raízen, maior produtor de etanol de cana do mundo, informou em novembro passado, o início das operações de testes e comissionamento de duas novas plantas de E2G, em Valparaiso e Barra Bonita, ambas no Estado de São Paulo.

A empresa já tinha outras duas unidades de etanol 2G em operação. Comunicado anterior da empresa indicou que a companhia terminaria a safra 2024/25 (em março) com capacidade nominal de 278 milhões de litros de etanol celulósico.

O processo de produção de etanol 2G conta com enzimas formuladas para extrair os açúcares presentes na celulose, que posteriormente são fermentados por meio de leveduras.

O biocombustível tem aplicabilidade confirmada em diversas frentes projetadas, como SAF (sustainable aviation fuel), hidrogênio verde e combustível marítimo, destacou o BNDES.

Segundo o banco, o financiamento terá recursos do Programas BNDES Mais Inovação (500 milhões de reais) e do Fundo Clima (500 milhões de reais).

Ao todo, o projeto da Raízen prevê investimentos de aproximadamente 1,4 bilhão de reais e a geração de mais de 1.500 empregos diretos, durante a fase de construção, e 200 durante a operação, por planta, conforme comunicado do banco.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bndes aprova r1 bi para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.