Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES e Banco de Desenvolvimento da China assinam primeiro empréstimo em moeda chinesa

Placeholder - loading - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da China, Xi Jinping, apertam as mãos ao assinarem acordos bilaterais, em Brasília, Brasil 20/11/2024 REUTERS/Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da China, Xi Jinping, apertam as mãos ao assinarem acordos bilaterais, em Brasília, Brasil 20/11/2024 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o China Development Bank (CDB) assinaram nesta quarta-feira uma operação de empréstimo de 4 bilhões de reais (em torno de 5 bilhões de renmimbi), na primeira operação do banco brasileiro em moeda estrangeira.

O contrato de captação de recursos foi assinado durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Brasília, em um bloco de 37 acordos em diversas áreas, e tem uma previsão de três anos. De acordo com o BNDES, os recursos serão usados em uma linha de crédito destinada a apoiar investimentos do BNDES em diferentes setores.

'O BNDES tem intensificado sua atuação internacional, buscando maior aproximação com diversas instituições de fomento para diversificar o funding e ampliar os investimentos no Brasil', disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

'O empréstimo em moeda chinesa é um passo importante para diversificar as opções dos empresários brasileiros, sobretudo aos exportadores, porque tem a proteção cambial natural decorrente de suas exportações.'

O movimento dos dois bancos é um primeiro passo no projeto de ampliar os negócios em moeda local, um dos objetivos discutidos mais intensamente no BRICS, o bloco de economias emergentes compartilhados por China, Brasil e agora por outros oito países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido um dos maiores defensores de que os países dos BRICS precisam criar uma alternativa ao dólar nas transações entre eles, para depender menos de reservas da moeda norte-americana.

Na última cúpula, Lula defendeu que a criação de 'meios alternativos de pagamento para transações entre os países' é a alternativa mais urgente do bloco, cuja presidência agora está com o Brasil.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bndes e banco de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.