Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES e Finep lançam chamada pública para planos de transformação de minerais estratégicos

Placeholder - loading - Placa na entrada da sede do BNDES em Rio de Janeiro 08/01/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Placa na entrada da sede do BNDES em Rio de Janeiro 08/01/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram um edital de chamada pública para estimular planos de negócios voltados para a transformação de minerais estratégicos, conforme comunicado do banco de fomento nesta terça-feira.

O objetivo é desenvolver a cadeia de materiais estratégicos sustentáveis no país, segundo as duas entidades.

O orçamento, de 5 bilhões de reais, inclui a concessão de linhas de crédito, participação acionária em empresas e até recursos não reembolsáveis em iniciativas de transformação de minerais para a transição energética e a descarbonização.

Segundo o BNDES, entre os objetivos do programa estão o desenvolvimento de cadeias de lítio, terras raras, níquel, grafite e silício, entre outros, além da mobilização de investimentos para a fabricação de componentes como células de baterias, células fotovoltaicas e ímãs permanentes.

'O apoio vai abranger plantas em escala industrial e, também, plantas-piloto ou de demonstração, pesquisas e estudos necessários para a viabilização de novas capacidades industriais, a depender do estágio dos projetos e tecnologias envolvidas', afirmou o BNDES em comunicado, acrescentando que a chamada poderá alavancar nos próximos anos investimentos em um volume de cinco a dez vezes o orçamento disponibilizado.

De acordo com estudos da Finep e do banco, o Brasil detém a maior reserva e maior produção mundial de nióbio, a segunda maior reserva de grafite natural, a terceira maior reserva de níquel, a terceira maior reserva de terras raras, além de ser responsável pela quinta maior produção de lítio e pela terceira maior produção de silício.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bndes e finep lancam chamada …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.