Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES quer atrair investidores para gasodutos que escoarão gás do pré-sal

Placeholder - loading - REUTERS/Nacho Doce
REUTERS/Nacho Doce
Ver comentários

Publicada em  

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende liderar a estruturação de um modelo que viabilize a construção de gasodutos para escoar a produção futura de gás de campos do pré-sal, o que além do financiamento das obras incluirá a busca por investidores para os empreendimentos, disse à Reuters uma superintendente do banco.

A estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) realizou estudo segundo o qual estão em avaliação ao menos sete alternativas para três rotas de gasodutos vistos como necessários para levar o gás à costa após 2026, quando estima-se que a oferta superará a capacidade da infraestrutura existente.

Os projetos listados pela EPE demandariam mais de 9 bilhões de reais, mas especialistas têm levantado dúvidas sobre quem realizaria os aportes, em meio a uma visão de que empresas de óleo e gás provavelmente prefeririam concentrar recursos e esforços na mais lucrativa exploração de óleo e gás.

Além disso, outros potenciais investidores dificilmente se comprometeriam com esses vultosos desembolsos sem garantias de receita ou mesmo da existência de um mercado para todo o volume de gás previsto.

'Estamos discutindo com vários atores, de maneira que a gente consiga chegar a um modelo ideal. O perfil desse investidor, quem será esse investidor, ou investidores, é exatamente o que está em pauta', disse a superintendente da área de energia do BNDES, Carla Primavera.

'Até hoje essas infraestruturas foram realizadas pela Petrobras, e entendemos que, dentro da abertura do mercado, é pertinente a gente fomentar a estruturação de um projeto que tenha uma infraestrutura de gás compartilhada', acrescentou ela, em referência ao programa Novo Mercado de Gás, do governo federal, que visa fomentar a oferta e a competição no setor para reduzir preços.

No momento, o banco de fomento tem discutido a ideia com diversos agentes, incluindo empresas de óleo e gás, investidores institucionais e outras empresas, como grandes consumidores do combustível.

Com isso, o BNDES espera chegar à composição de um grupo que possa construir e operar os gasodutos, por meio de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

'Nossa ideia é atrair capital privado e múltiplos investidores para esses projetos', disse Carla.

'Entendemos que, se o estudo for bem feito, o financiamento pode vir não só do BNDES, como de diversos outros atores. É um investimento de grande porte, então a gente entende que tem capacidade inclusive de atrair mercado privado para o financiamento dessa infraestrutura, e o banco pode ancorar esse financiamento', explicou.

Ela não apontou quantos gasodutos estão previstos ou o investimento avaliado como necessário, mas disse que o estudo da EPE sobre as alternativas de escoamento está entre os materiais levados em consideração nas discussões.

Segundo Carla Primavera, a recepção de agentes do setor aos planos do BNDES tem sido boa.

'A gente tem sentido muito interesse. Acho que o mercado de gás tem atraído muito interesse e essa é uma bela oportunidade de potencializar investimentos no país', disse, sem detalhar eventuais interessados.

Os gasodutos necessários para escoar a oferta de gás de campos em áreas do pré-sal das bacias de Santos e Campos teriam entre 120 quilômetros e 370 quilômetros de extensão cada, segundo as rotas apontadas no estudo da EPE.

A superintendente do banco não quis detalhar o cronograma previsto para a estruturação do projeto para os gasodutos.

ÂNCORAS

Um dos pontos cruciais para definir a rota ideal dos gasodutos e viabilizá-los é o próprio destino a ser dado ao gás natural, uma vez que será preciso criar mercados para a enorme oferta esperada do insumo de forma a atrair investidores para a infraestrutura de transporte.

Muitos analistas têm defendido que a construção de termelétricas a gás seria essa âncora necessária, uma vez que as usinas poderiam fechar a compra do combustível em contratos de longo prazo, mas essa saída precisaria estar alinhada ao planejamento energético do país, destacou Carla.

'Realmente, é uma demanda potencial, mas entendemos que esse tema das térmicas tem que conversar muito bem com a política energética do país e todo o planejamento do regulador em relação a isso', afirmou.

Em paralelo, o BNDES tem estudado ainda outros setores que poderiam absorver a oferta de gás.

'Existe uma demanda já bem mapeada pelo banco, que é industrial e veicular', disse a superintendente, que citou como exemplo os segmentos químico, petroquímico, de fertilizantes e siderurgia.

A mineradora Vale, por exemplo, poderia investir em um projeto para fabricação de um produto para siderurgia que permite redução de emissões caso o plano do governo para o gás de fato reduza significativamente os custos do insumo, disseram à Reuters fontes com conhecimento da estratégia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bndes quer atrair …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.