Bob Dylan leva Prêmio Nobel de Literatura
O artista foi anunciado como vencedor nesta quinta-feira, dia 13
Publicada em
Nesta quinta-feira, dia 13, o cantor e compositor Bob Dylan foi anunciado como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016. A escolha foi divulgada durante um evento em Estocolmo, na Suécia.
O artista, que já é considerado um dos maiores ícones da música mundial, ainda receberá oito milhões de coroas suecas – cerca de 2,9 milhões de reais.
Para muitos, a nomeação de Dylan pode parecer incomum, mas o norte-americano é dono de diversos livros de poesia. Ao todo, são 30 obras lançadas.
“Ele é o grande poeta, um grande poeta dentro da tradição da língua inglesa. Um autor original que carrega com ele a tradição e está há mais de 50 anos inovando e se renovando”, declarou a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius.
Danius ainda esclareceu que o cantor foi escolhido “por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana”. “Homero e Safo escreveram poesias que eram para ser lidas em voz alta, a mesma coisa acontece com Bob Dylan”, finalizou.
De seus livros publicados, quatro foram traduzidos no Brasil. São eles “Tarântula”, em 1986 pela editora Brasiliense; “Crônicas – Vol.1”, em 2005 pela Planeta; “Forever young”, em 2009 pela Martins Fontes; e “O homem deu nome a todos os bichos”, publicado em 2012 pela Nossa Cultura.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO