Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolívia expulsa embaixadora do México e cônsul da Espanha

Placeholder - loading - Presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, fala durante entrevista coletiva 30/12/2019 REUTERS/David Mercado
Presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, fala durante entrevista coletiva 30/12/2019 REUTERS/David Mercado
Ver comentários

Publicada em  

LA PAZ/CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governo da Bolívia solicitou nesta segunda-feira à embaixadora do México e ao cônsul da Espanha que se retirem do país andino depois que o governo mexicano denunciou que autoridades bolivianas retiveram os automóveis de funcionários espanhóis que visitaram sua residência diplomática em La Paz.

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, deu à representante mexicana María Teresa Mercado e ao funcionário espanhol Álvaro Fernández 72 horas para deixarem o país, um recrudescimento da tensão diplomática com o governo do México, que em novembro concedeu asilo ao ex-presidente Evo Morales.

'Este grupo de representantes dos governos do México e da Espanha feriu gravemente a soberania e a dignidade do povo e do governo constitucional da Bolívia', disse a jornalistas, Añez, que também expulsou Cristina Borreguero, a encarregada de negócios da Espanha na Bolívia.

Poucos minutos após o anúncio, o Ministério das Relações Exteriores mexicano instruiu Mercado a regressar ao seu país para 'sua segurança e integridade'.

E um pouco depois, o Ministério das Relações Exteriores da Espanha informou em Madri que irá expulsar três diplomatas bolivianos.

A expulsão dos representantes é o capítulo mais recente da deterioração progressiva das relações entre Bolívia e México, surgida depois de o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, dar asilo político a Morales, que renunciou ao seu cargo no início de novembro em meio a eleições questionadas.

Morales foi pressionado pelas Forças Armadas a renunciar, no que insiste ter sido um golpe de Estado. Enquanto o líder indígena fugia da Bolívia em um avião rumo ao México, nove de seus aliados se refugiaram na embaixada mexicana em La Paz, que se queixou de uma intimidação por vigilância policial.

'O que não podemos tolerar é o abuso e a prepotência de seus governantes (México e Espanha), que claramente tratam de encobrir e proteger criminosos que cometeram delitos de sedição, levante armado e terrorismo', disse Añez.

Na sexta-feira, o México denunciou que os veículos de diplomatas espanhóis que visitaram a residência diplomática em La Paz foram detidos quando os representantes europeus estavam prestes a deixar o recinto.

Por sua parte, a chanceler da Bolívia, Karen Longaric, disse que a decisão das autoridades bolivianas foi tomada porque os funcionários espanhóis estavam acompanhados por pessoas encapuzadas que foram considerados uma ameaça para a segurança.

(Por Mónica Machicao e Daniel Ramos, em La Paz, e Diego Oré, na Cidade do México)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. bolivia expulsa embaixadora …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.