Bolsonaro foca em SP na reta final da campanha para ampliar vantagem sobre Lula no Estado
Publicada em
Atualizada em
BRASÍLIA (Reuters) -O presidente Jair Bolsonaro (PL) começou nesta quinta-feira um giro de quatro dias por São Paulo com o objetivo de ampliar a vantagem que teve sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado, maior colégio eleitoral do país, no primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto.
Bolsonaro teve 1,7 milhão de votos a mais que Lula em São Paulo na votação de 2 de outubro, e o candidato à reeleição busca uma margem maior para o dia 30, embalado pela dianteira nas pesquisas do ex-ministro de Infraestrutura de seu governo e candidato ao governo estadual, Tarcísio Freitas (Republicanos), e pelo apoio do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado no primeiro turno.
Em encontro com prefeitos e vereadores no Estádio do Canindé, da Portuguesa --evento que contou com a presença de Garcia e Tarcísio--, o presidente pediu aos aliados que se engajem na busca por virar votos de seu adversário nesta reta final da corrida eleitoral do segundo turno.
'O momento aqui é de decisão e eu vim pedir a vocês mais do que o voto: o trabalho, empenho. E dá para virar voto de lá para cá. Daqui para lá não vai voto. Mas de lá para cá vem', disse o presidente, reconhecendo a importância de prefeitos e vereadores 'na ponta da linha'.
'Nós já viramos em Minas Gerais. São Paulo, ampliamos a vantagem. E estamos ganhando terreno em todos os Estados do Brasil, sem exceção', afirmou, pedindo ainda que a busca de votos ocorra 'fora' da família.
Nacionalmente, Bolsonaro terminou o primeiro turno 6,2 milhões de votos atrás de Lula. Pesquisas recentes de intenção de voto do segundo turno, entretanto, mostram uma disputa acirrada entre eles na etapa final --há levantamentos que apontam empate técnico entre eles no limite da margem de erro, caso do Datafolha divulgado na quarta-feira.
De quinta-feira até domingo, conforme a previsão da agenda da campanha, há uma série de atos com a participação do candidato à reeleição e apoiadores em solo paulista.
Nesta quinta, teve reunião com apoiadores e, à tarde, o encontro com prefeitos e vereadores. No dia seguinte, o candidato à reeleição se encontra pela manhã com personalidades do mundo da luta e à noite ele participa de uma entrevista no SBT --seria um debate, mas a campanha de Lula disse que o petista não deve comparecer.
No sábado, o presidente deve ir a Guarulhos, participar de uma gravação do partido, fazer uma live com apoiadores e também participar de um encontro com autoridades e religiosos da periferia de São Paulo.
No domingo, Bolsonaro vai visitar pela manhã um culto na Igreja Mundial do Poder de Deus, na capital, participar de uma live e ir a um debate na Record --novamente o adversário não deve ir.
Além desse giro por São Paulo, na quinta-feira da próxima semana, dia 28, o candidato à reeleição terá uma agenda em Ribeirão Preto, no interior do Estado.
(Reportagem de Ricardo Brito; reportagem adicional de Maria Carolina MarcelloEdição de Eduardo Simões e Pedro Fonseca)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO