Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro sabotou combate à pandemia, diz Human Rights Watch

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 12/01/2021 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 12/01/2021 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro tem procurado sabotar as iniciativas para desacelerar a propagação da Covid-19 no país e seguiu políticas que prejudicam os direitos dos brasileiros, afirmou a organização Human Rights Watch (HRW) nesta quarta-feira.

As instituições democráticas entraram em cena para proteger os brasileiros e impediram algumas de suas medidas mais prejudiciais durante seus dois anos de mandato, afirmou a seção brasileira do grupo de direitos humanos em seu relatório mundial anual.

O Supremo Tribunal Federal impediu as tentativas de Bolsonaro de retirar dos Estados a autoridade de implementar medidas restritivas para conter o segundo surto mais mortal do coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, afirmou a HRW.

A principal corte do país interveio para impedir que o governo ocultasse dados da Covid-19 do público e ordenou que o governo elaborasse um plano para proteger os povos indígenas mais vulneráveis da pandemia, enquanto o Congresso aprovou um projeto de lei forçando o governo Bolsonaro a providenciar assistência emergencial de Saúde às comunidades indígenas.

Bolsonaro minimizou a gravidade da Covid-19, chamando a doença de 'uma gripezinha' e criticou os lockdowns e medidas de distanciamento social. A HRW diz que o presidente também disseminou informações enganosas sobre o vírus.

O gabinete do presidente não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Bolsonaro tem debilitado os direitos das mulheres, atacado jornalistas e grupos da sociedade civil, estigmatizado e intimidado a mídia independente do país, afirmou a HRW.

'O Supremo Tribunal Federal e outras instituições se empenharam para proteger os brasileiros e para barrar muitas, embora não todas, as políticas antidireitos de Bolsonaro. Essas instituições precisam permanecer vigilantes', disse Anna Lívia Arida, diretora-associada da HRW Brasil.

O enfraquecimento da fiscalização ambiental permitiu o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia, que chegou ao maior nível em 12 anos. O número de focos de incêndios, muitos deles iniciados ilegalmente para liberar terra para agropecuária na Amazônia, cresceu 16%, reportou a ONG.

'As políticas do presidente Bolsonaro têm sido um desastre para a floresta amazônica e para as pessoas que a defendem', disse Anna Livia.

'Ele culpa indígenas, organizações não governamentais e moradores pela destruição ambiental, em vez de agir contra as redes criminosas que impulsionam a ilegalidade na Amazônia', acrescentou.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro sabotou combate a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.