Bombeiros combatem incêndio em prédio do Parlamento sul-africano na Cidade do Cabo
Publicada em
Por Wendell Roelf
CIDADE DO CABO (Reuters) - Um incêndio no Parlamento sul-africano causou grandes danos neste domingo, fazendo o telhado colapsar e destruindo um andar inteiro, até ser parcialmente contido por bombeiros após várias horas de combate ao fogo.
Na metade da manhã, a fumaça começou a baixar em um dos vários prédios que compõem o complexo do Parlamento na capital legislativa do país, a Cidade do Cabo.
A ministra de Obras Públicas e Infraestrututra, Patricia De Lille, disse a repórteres que não há relatos de feridos. A causa do incêndio é desconhecida.
O presidente Cyril Ramaphosa disse a repórteres após avaliar parte dos danos que o trabalho no Parlamento continuará.
Ele acrescentou que 'acredito que alguém está sendo interrogado agora', mas não deu detalhes.
'Parece que o sistema de sprinklers não funcionou como deveria, mas a chegada (dos bombeiros) salvou um importante patrimônio nacional de nosso Estado', disse Ramaphosa.
Jean-Pierre Smith, membro do comitê da prefeitura da Cidade do Cabo responsável pela segurança, disse que o telhado do antigo prédio colapsou e que o fogo destruiu o terceiro andar do edifício, incluindo áreas de escritórios e uma academia.
Ele também disse que o alarme de incêndio do Parlamento soou apenas quando os bombeiros já estavam no local.
O incêndio, que começou no início da manhã, foi o segundo a atingir o Parlamento em menos de um ano. Em março, houve um incêndio causado por um problema elétrico.
(Reportagem de Shafiek Tassiem e Wendell Roelf, na Cidade do Cabo, e Nqobile Dludla, em Johanesburgo; reportagem adicional de Jahnavi Nidumolu, em Bengaluru)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO