Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Boris Johnson se agarra ao cargo apesar de exigências de renúncia

Placeholder - loading - Parlamento do Reino Unido/Jessica Taylor/Divulgação via REUTERS
Parlamento do Reino Unido/Jessica Taylor/Divulgação via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Elizabeth Piper e Kate Holton e Alistair Smout

LONDRES (Reuters) - Ministros do Gabinete reuniram-se na residência oficial de Boris Johnson nesta quarta-feira para dizer ao primeiro-ministro britânico para deixar o cargo, depois que ele insistiu que não iria renunciar diante de uma rebelião crescente dentro de seu partido.

Com a saída de mais de 30 integrantes do governo e muitos parlamentares de seu Partido Conservador em rebelião aberta, alguns ministros seniores estavam em Downing Street para dizer ao primeiro-ministro que ele precisava renunciar, disse uma fonte. Pelo menos um estava lá para apoiá-lo se ele decidisse continuar lutando, disse outra fonte.

Apesar de ainda não ter ferimentos fatais irremediáveis, Johnson diz que tem um mandato, conquistado nas eleições de 2019, para terminar.

'Eu não vou sair, e a última coisa que esse país precisa, francamente, é de uma eleição', disse o primeiro-ministro a um comitê parlamentar.

A resposta foi brutal. Em uma sessão de perguntas parlamentares, alguns membros de seu Partido Conservador se seguraram para não rir enquanto outros tiravam sarro do primeiro-ministro. Depois, ele foi massacrado pelo chamado comitê de conexões, onde políticos importantes o questionaram sobre seu comportamento no passado, suas motivações e alguns dos escândalos que acabaram definindo grande parte de sua passagem pelo governo.

Talvez Johnson obtenha algum alívio do chamado Comitê 1922, que estabelece as regras para as votações de confiança na liderança do partido. O órgão decidiu promover uma eleição ao seu executivo antes de alterar as regras para iniciar um voto de confiança em Johnson.

Um porta-voz disse que Johnson está seguro de que pode vencer a moção de confiança.

Johnson está firme em seu desejo de continuar no poder.

Ao chegar no Parlamento, ele respondeu perguntas sobre se renunciaria com as palavras: 'Não, não, não'. Johnson disse ao comitê de conexões que continuará cumprindo seu programa, com o qual foi eleito em 2019, sugerindo de maneira sarcástica que está tendo uma semana 'fantástica'.

'Francamente, o dever de um primeiro-ministro em circunstâncias difíceis, quando você recebeu atribuições colossais, é continuar indo adiante', disse Johnson ao Parlamento. 'E é isso que vou fazer.'

Johnson tentou reafirmar sua autoridade ao apontar rapidamente Nadhim Zahawi, uma estrela ascendente no Partido Conservador, amplamente creditado pelo sucesso do programa de vacinação contra a Covid-19, para o cargo de ministro das Finanças.

Com Johnson prometendo se agarrar ao cargo e sem uma maneira imediata de forçá-lo a renunciar, uma parlamentar conservador comparou essa postura às tentativas do ex-presidente Donald Trump de anular o resultado das eleições de 2020 nos EUA.

'Podemos acabar em um impasse trumpiano', disse o parlamentar. 'Isso pode acabar causando um enorme constrangimento e danos ao partido.'

(Reportagem de Elizabeth Piper)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. boris johnson se agarra ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.