Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil anuncia que volta a integrar a Celac

Placeholder - loading - 02/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
02/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro comunicou nesta quinta-feira à Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos sua volta ao organismo regional, informou o Itamaraty, a poucas semanas de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar da cúpula da Celac em Buenos Aires.

“O governo brasileiro comunicou hoje, 5 de janeiro, aos países membros da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, pelos canais diplomáticos adequados, a reincorporação do Brasil, de forma plena e imediata, a todas as instâncias do mecanismo, tanto as de caráter político como as de natureza técnica”, disse o Ministério das Relações Exteriores em nota.

O ministério acrescenta ainda que os sócios extraregionais do bloco, incluindo União Europeia, China, Índia, Asean e União Africana também foram informados.

O país havia deixado a Celac --composta pelos 33 países da região--, em janeiro de 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, depois de evitar participar da cúpula realizada em 2019. A alegação, à época, é que o então governo brasileiro não considerava que a Celac tinha “condições para atuação em um contexto de crise regional”.

A participação dos governos da Venezuela e de Cuba na comunidade incomodava Bolsonaro, que havia rompido relações diplomáticas com o governo de Nicolás Maduro e reconhecia o autoproclamado presidente Juan Guaidó.

O retorno do Brasil a instâncias de relações regionais é uma das prioridades da política externa brasileira neste terceiro governo Lula. O presidente deixou claro que essa é uma prioridade, com um reforço das negociações multilaterais no Mercosul, Celac, a retomada da Unasul e outros grupos de âmbito regional e mundial.

No final do mês, em viagem a Argentina, Lula participará da 7ª reunião da Celac, em Buenos Aires, depois de um afastamento de quatro anos do Brasil.

Em seu discurso de posse, esta semana, o chanceler Mauro Vieira deixou claro que a nova política externa brasileira será oposta a aplicada no governo Bolsonaro. Destacou o multilateralismo e a necessidade de o Brasil voltar a ocupar uma posição de destaque em temas internacionais, sem restringir as relações a países com as quais divide a mesma ideologia.

“O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é um passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e a plena reinserção do país ao convívio internacional”, encerra a nota.

Em quatro dias do novo mandato, o Itamaraty mostrou claramente a mudança de posição ao conceder o agrèment --documento diplomático de aceite-- ao embaixador indicado pelo Chile, Sebástian Depolo Cabrera. Amigo do presidente chileno, Gabriel Boric, Depolo esperava pelo aceite desde março de 2022 ano.

Em uma outra nota, divulgada na terça-feira, o Itamaraty criticou Israel pelo fato de o ministro de Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, ter feito uma incursão no complexo da mesquita Al-Aqsa em Jerusalém, um local sagrado para os muçulmanos, mas também reverenciado por judeus. O movimento foi considerado uma provocação pelos palestinos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. brasil anuncia que volta a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.