Brasil costura apoio para fundo focado em preservação de florestas tropicais
Publicada em
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil está angariando apoio de outros países para a criação de um fundo que destinará recursos a nações que possuem florestas tropicais e consigam preservá-las, informaram técnicos do Ministério da Fazenda após encontro de ministros realizado nesta sexta-feira em paralelo às reuniões de lideranças financeiras do G20, no Rio de Janeiro.
O chamado Fundo Florestas Tropicais para Sempre (em inglês, Tropical Forest Finance Facility), será capitalizado pelos governos que aderirem ao acordo e também contará com dinheiro privado, com o rendimento dessas aplicações sendo repassado aos países comprometidos com a preservação.
De acordo com o subsecretário da secretaria-executiva do Ministério da Fazenda João Paulo de Resende, o cenário inicial prevê um aporte de 25 bilhões de dólares pelos países, o que viabilizaria uma alavancagem de 100 bilhões de dólares em títulos privados no mercado financeiro.
“É um valor significativo, muito maior do que existe hoje. A gente estima que se o Brasil conseguisse zerar o desmatamento, receberia 4 dólares por hectare, o que daria cerca de 1,3 bilhão de dólares anualmente”, disse, ponderando que haverá regras de penalização em caso de registro de desmatamento.
A previsão do governo brasileiro é que o lançamento oficial do fundo ocorra na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
Até o momento, segundo Resende, a iniciativa recebeu sinalização de apoio de Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Cingapura, Colômbia e Emirados Árabes Unidos.
(Por Bernardo Caram)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO