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Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu

Placeholder - loading - Itaipu 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo
Itaipu 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo
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Por Letícia Fucuchima e Daniela Desantis

SÃO PAULO (Reuters) - Brasil e Paraguai fecharam um acordo que fixa a tarifa da usina hidrelétrica de Itaipu nos próximos anos, sem que haja aumento para os consumidores brasileiros, e que prevê uma redução dos valores a partir de 2026, para o patamar de até 10 dólares por quilowatt, disse o governo brasileiro nesta terça-feira.

O pacto entre os países, que ainda não foi confirmado pelo lado paraguaio, resolveria o impasse em torno da tarifa de Itaipu para este ano, um problema que chegou a bloquear o orçamento da usina. Além disso, um acordo avançaria com novas condições para a comercialização no longo prazo da energia produzida por uma das maiores hidrelétricas do mundo.

A tarifa de serviços de Itaipu, chamada 'Cuse', foi fixada em 19,28 dólares/kW até 2026, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, abaixo dos 22,70 dólares/kW pleiteados pelo governo paraguaio, mas acima dos 14,77 dólares/kW defendidos anteriormente pelo Brasil.

O valor cobrado dos consumidores brasileiros, no entanto, vai se manter em 16,71 dólares/kW, seguindo a tarifa já aprovada provisoriamente para este ano pela agência reguladora Aneel. Segundo o ministério, uma operação contábil a ser realizada entre Itaipu e sua controladora, a estatal ENBPar, fará a compensação da diferença entre os valores tarifários.

Embora o governo tenha garantido manutenção da tarifa pelos próximos anos, o valor ainda ficou acima do que seria justo cobrar dos consumidores pela energia de Itaipu após a quitação da dívida de construção da usina no ano passado, componente que mais pesava sobre a tarifa, apontou o Instituto Acende Brasil.

Pelos cálculos do instituto, o consumidor brasileiro deveria pagar cerca de 12 dólares pela tarifa de Itaipu, mas os valores têm se mantido acima disso devido ao aumento das chamadas “despesas de exploração”, que incluem, por exemplo, gastos com programas socioambientais e obras de infraestrutura não relacionadas à usina.

'Esta inflação da despesa de exploração beneficia o Paraguai, cujo resultado líquido... aumentou 810% em 2023: de 15 milhões de dólares em 2022 para 136 milhões de dólares em 2023', disse o Acende Brasil, em nota.

'Se a defesa dos consumidores brasileiros fosse a prioridade do governo brasileiro na interlocução com o Paraguai, uma tarifa de no máximo 12 dólares/kW deveria ser o posicionamento claro e imediato do Ministro de Minas e Energia', acrescentou o instituto.

'ANEXO C'

A reunião entre autoridades de Brasil e Paraguai também tratou da revisão estrutural do chamado 'Anexo C', termo do Tratado de Itaipu que envolve as bases financeiras de comercialização da energia da usina.

Com 14 gigawatts (GW) de potência, a usina binacional que completou 50 anos é uma das maiores hidrelétricas do mundo. Pelo acordo vigente até agora, cada país tem direito a 50% da energia de Itaipu. No caso do Brasil, ela é comercializada num sistema de cotas a distribuidoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já o Paraguai cede uma parte de sua energia ao Brasil, já que não consome tudo a que tem direito.

Segundo o governo brasileiro, com as negociações para revisão do 'Anexo C', que devem ser finalizadas em seis meses, a tarifa deve cair para entre 10 e 12 dólares a partir de 2026.

A tarifa ficará livre de custos adicionais após 2026, sendo que o Brasil pagará ao Paraguai apenas o valor do custo operacional de Itaipu, sem obrigatoriedade da compra de energia excedente.

Também foi acordado que o Paraguai poderá vender sua energia excedente ao Brasil de maneira direta e disputando mercado com geradores brasileiros.

PARAGUAI PRUDENTE

O acordo sobre Itaipu não foi confirmado ainda pelas autoridades do país vizinho.

'Faremos o anúncio assim que tivermos formalizado os acordos que estamos conseguindo alcançar, e nesse contexto vamos cumprir todos os trâmites legais para fazer o devido anúncio uma vez concluídas estas negociações em curso', disse o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, em coletiva de imprensa.

O ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, afirmou que o país está sendo 'prudente' no anúncio sobre a tarifa da usina e classificou como 'muito mais importante' as conversas sobre o Anexo C.

(Por Letícia Fucuchima em São Paulo e Daniela Desantis em Assunção)

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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MEMÓRIA MUSICAL: WESTLIFE DÁ INÍCIO A UMA NOVA FASE DO POP EUROPEU

Em 9 de maio de 1999, a boy band irlandesa Westlife estreou diretamente no número 1 da parada de singles do Reino Unido com a balada romântica "Swear It Again". O feito não apenas lançou o grupo ao estrelato, mas também marcou o início de uma sequência impressionante de sucessos que definiriam a música pop britânica e europeia no final dos anos 90 e início dos 2000. Recorde abaixo o sucesso “Swear It Again” com Westlife:

“Swear It Again”: o começo de uma era

O single "Swear It Again" destacou-se pela harmonia vocal, letra emocional e produção refinada, características que logo se tornariam marca registrada do grupo. Escrita por Wayne Hector e Steve Mac, a faixa dominou as rádios e se tornou um símbolo do pop melódico da época. Foi também o primeiro de 14 singles consecutivos de Westlife a alcançar o topo do UK Singles Chart, um recorde histórico para uma boy band.

Quem é Westlife? Breve histórico da boy band irlandesa

Formado em 1998, o Westlife nasceu na Irlanda sob os olhares atentos de Louis Walsh (empresário responsável pelo sucesso do Boyzone) e Simon Cowell, que levou o grupo à gravadora RCA/BMG. Com vocais potentes e estilo romântico, o quinteto logo se destacou no competitivo cenário das boy bands.

Membros do Westlife: conheça os integrantes originais

Vocalista principal, Shane é conhecido por sua voz potente e presença carismática. Após o hiato da banda, lançou uma carreira solo de destaque antes de retornar ao grupo.

Responsável por muitos dos vocais de destaque do Westlife, Mark se assumiu gay publicamente em 2005, tornando-se um dos primeiros artistas pop de uma boy band a fazê-lo. Também seguiu carreira solo e participou de reality shows musicais.

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