Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Braskem faz acordo de R$1,7 bi com Maceió

Placeholder - loading - Fábrica de cloro-soda da petroquímica Braskem, em Maceió 30/01/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Fábrica de cloro-soda da petroquímica Braskem, em Maceió 30/01/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem anunciou nesta sexta-feira que acertou acordo com Maceió para pagamento de 1,7 bilhão de reais relacionado a indenização, compensação e ressarcimento da cidade por conta dos danos causados pelo afundamento de solo ocorrido na capital alagoana.

A empresa afirmou que o acordo cobre 'todo e qualquer dano patrimonial e extrapatrimonial por ele (Maceió) suportado' e que está sujeito à homologação da Justiça.

A companhia também afirmou que, dos 1,7 bilhão de reais, cerca de 700 milhões já estavam provisionados.

A prefeitura de Maceió afirmou em comunicado à imprensa que os recursos do acordo serão destinados à realização de obras estruturantes na cidade e à criação do Fundo de Amparo aos Moradores (FAM)

'É preciso destacar que o acordo não invalida as ações ou negociações entre a Braskem e os moradores das regiões afetadas', afirmou a prefeitura, citando que cinco bairros - Bebedouro, Mutange, Pinheiro, Bom Parto e Farol - foram afetados pelo afundamento iniciado em 2018 em meio a atividades de mineração da companhia.

Para analistas do Citi, a celebração deste acordo é mais um passo relevante para a resolução do incidente. Eles calculam que a provisão adicional de 1 bilhão representa 1,26 real da ação -- 5% do preço atual --, sem considerar qualquer benefício fiscal.

'Além disso, a empresa ainda possui algumas discussões pendentes que não estão totalmente provisionadas', ponderaram Gabriel Barra e equipe em relatório a clientes nesta sexta-feira. Na véspera, os papéis da Braskem fecharam a 24,58 reais.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ABU DHABI AVANÇA RUMO AO EPICENTRO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ABU DHABI AVANÇA RUMO AO EPICENTRO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, deu um passo decisivo rumo à liderança global em inovação tecnológica com o lançamento de dois ambiciosos projetos de inteligência artificial (IA): o gigantesco Campus de IA EUA-EAU de 5 GW, fruto de uma parceria estratégica entre os governos dos Estados Unidos e dos Emirados, e a cidade cognitiva Aion Sentia, que promete revolucionar a gestão urbana até 2027. Ambas as iniciativas representam investimentos bilionários e reforçam o papel da região como epicentro de inovação digital.

Campus de IA EUA-EAU: parceria internacional e potência tecnológica

Anunciado em maio de 2025 pelos presidentes Donald Trump e Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, o Campus de IA de 5 GW será construído em Abu Dhabi e liderado pela empresa G42, referência em soluções de inteligência artificial no Golfo. O complexo ocupará 26 quilômetros quadrados e será alimentado por fontes nucleares, solares e a gás, promovendo sustentabilidade energética enquanto oferece infraestrutura de ponta para o processamento de grandes volumes de dados e desenvolvimento de IA.

A primeira fase do projeto prevê uma capacidade instalada de 1 GW, mas o plano total é atingir 5 GW. De acordo com o governo dos EUA, a instalação funcionará como uma plataforma regional para hiperescalas, permitindo oferecer serviços com baixa latência a até metade da população mundial, posicionando o Oriente Médio como um novo eixo de interconectividade digital.

41 min
  1. Home
  2. noticias
  3. braskem faz acordo de r17 bi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.