Broadway No Grammy: confira as composições que ganharam prêmios
Apenas três composições foram premiadas em toda a história
Publicada em
O Grammy Awards é a premiação mais famosa da indústria musical e, desde sua primeira edição, em 1958, contempla a categoria Canção do Ano. Em contrapartida, o Tony Awards, segmento específico para o Teatro Musical, nunca, em seus quase 80 anos de duração, abraçou essa categoria.
Assim, ao longo da história, apenas três composições de musicais da Broadway levaram a estatueta de Canção do Ano no Grammy Awards. Veja quais!
“What Kind of Fool Am I” - Stop the World – I Want to Get Off
A primeira vez que uma canção da Broadway chegou aos palcos do Grammy Awards foi em 1962. “What Kind of Fool Am I”, do musical Stop the World – I Want to Get Off, dominou uma das categorias mais importantes do Oscar da música pela interpretação de Anthony Newley.
“Hello, Dolly!” - “Hello, Dolly!”
A segunda vitória da indústria do Teatro Musical no Grammy Awards aconteceu dois anos depois, em 1964, com uma das canções mais famosas do gênero: “Hello, Dolly!”.
O musical que leva o mesmo nome da canção que o consagrou estreou nos palcos da Broadway em janeiro de 1964 e teve Jerry Herman como letrista.
A obra fez tanto sucesso entre a tradicional indústria audiovisual que, em 1969, foi transportada para as telonas e protagonizada por Barbara Streisand.
“Send in the Clowns” - A Little Night Music
Por fim, é claro que o compositor mais famoso da história da Broadway não poderia ficar de fora desse seleto grupo de agraciados pelo Grammy Awards. Stephen Sondheim compôs, em 1975, “Send in the Clowns” para o musical A Little Night Music.
Veja também: ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: DJ PNAU, DO HIT COLD HEART
LAURA PAUSINI É ‘PERSONALIDADE DO ANO’ NO GRAMMY LATINO
SALA DE BATE PAPO