Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Caça de rinocerontes registra leve declínio na África do Sul

Placeholder - loading - Rinocerontes no maior santuário privado de rinocerontes da África em Klerksdorp,  África do Sul 06/09/2021 REUTERS/Siphiwe Sibeko
Rinocerontes no maior santuário privado de rinocerontes da África em Klerksdorp, África do Sul 06/09/2021 REUTERS/Siphiwe Sibeko

Publicada em  

Atualizada em  

JOHANESBURGO (Reuters) - O número de rinocerontes caçados ilegalmente na África do Sul diminuiu ligeiramente em 2022, mas ainda é preciso se fazer mais para salvar os animais, informou o Ministério do Meio Ambiente sul-africano nesta segunda-feira.

Um total de 448 rinocerontes foram mortos ilegalmente em todo o país no ano passado, três a menos do que em 2021. No entanto, os números ainda são maiores do que no ano anterior, quando as restrições impostas por conta da Covid-19 na África do Sul levaram a uma queda na atividade.

A demanda por chifres de rinoceronte dizimou a população do animal ao longo das décadas na África do Sul e nas vizinhas Botsuana e Namíbia. A caça muitas vezes envolve quadrilhas criminosas internacionais e caçadores locais, que contrabandeiam os chifres internacionalmente.

Os chifres são vistos como um suposto remédio e como material para a fabricação de jóias em alguns países do leste asiático.

A caça ilegal de rinocerontes diminuiu nos parques nacionais da África do Sul devido a programas para retirar os chifres dos animais, maior vigilância e mais colaboração entre as autoridades em sua conservação, disse a ministra do Meio Ambiente, Barbara Creecy.

No entanto, ela apelou às autoridades locais para fazer mais, dizendo que os caçadores agora mudaram seu foco de parques nacionais para parques menores e reservas de caça privadas na província de KwaZulu-Natal.

“Acreditamos que, se as autoridades provinciais de KwaZulu-Natal seguirem nosso modelo, poderão reduzir significativamente a caça furtiva de rinocerontes em seus parques provinciais antes que seja tarde demais”, disse Creecy.

A África do Sul abriga a maior população mundial de rinocerontes brancos quase ameaçados de extinção e cerca de metade da população total de rinocerontes negros ameaçados no continente africano.

(Reportagem de Bhargav Acharya)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. caca de rinocerontes registra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.