Calvin Klein: fundador da marca de luxo completa 79 anos
Saiba mais sobre o início da carreira até a consolidada empresa de moda
Publicada em
Nesta sexta-feira (19), o estilista Calvin Richard Klein completa 79 anos. Klein é americano de origem judia, e nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, em 1942. Por isso, confira com a Antena 1 toda a trajetória do estilista até chegar no glamour e consolidação da marca referência no mundo da moda.
Ainda sobre a vida pregressa do modista, Klein acompanhava a mãe em visitas nas alfaiatarias, e assim o amor e paixão pela moda foi construído. Com isso, o estilista foi estudou na High School of Industrial Arts e fez parte Art Students League.
A liga de arte que Klein estudou é sem dúvida uma das mais prestigiadas nos Estados Unidos e mundo! E em 1963 o etilista se formou no Fashion Institute of Technology.
A primeira loja que Klein começou a trabalhar, foi fruto da amizade com um amigo de infância, que influenciou e incentivou que Klein fizesse a própria marca de casacos femininos, e o presenteou com 10.000 dólares. Klein aceitou a proposta feita pelo amigo e logo começou a desenhar e fazer os primeiros exemplares.
Você sabia?
A São Paulo Fashion Week acontecerá neste mês de novembro! A volta do desfile é marcada pela volta do evento presencial.
Leia mais:
São Paulo Fashion Week será entre os dias 16 e 21 de novembro
Com o incentivo financeiro e muito talento a ser lapidado, Klein organizou o primeiro show da carreira em uma rede de hotéis de Nova Iorque, e rendeu ao estilista a primeira oportunidade de negócio. Um empresário que estava no show de exposição do modista fez um pedido no valor de $ 50.000 dólares.
Ainda focado nos casacos em linhas femininas, Klein desenhou um de seus mais famosos casacos, o PeaCoat. O lançamento do casaco foi 1970 e virou uma tendência na época e ditou a forma que muitas mulheres se vestiam. O casaco é um verdadeiro exemplo de classe, e ainda nos dias atuais a moda não perdeu espaço.
Três anos após lançar o PeaCoat, um verdadeiro sucesso de vendas, Klein sendo um dos designers mais jovens foi homenageado com o Prêmio Coty, que celebra o ganhador na categoria de roupas sofisticadas e ajustadas de forma impecável.
Tendo inicialmente focado na moda feminina, o modista quis alçar voos em outras áreas, e então o ramo para as roupas masculinas começou. O ano de 1978 é um grande marco na história da marca Calvin Klein, uma vez que as calças jeans e produtos de pele deixaram o conceito roupas baratas, devido ao grande esforço que o costureiro tinha e alta demanda.
Os novos desenhos das calças exalavam um ar nobre e sexy, fazendo sentido na nova pedida em relação aos valores. Os recortes inovadores, com bolsos traseiros atingiram a expressiva marca de 200.000 pares por semana.
Pensando na publicidade, as calças da Calvin Klein tiveram um grande investimento. O foi até o fotógrafo Bruce Weber, e um pôster foi criado junto a estrela dos cinemas Brooke Shields.
Nesse jogo de grandes marcas, a Calvin Klein se tornou a principal marca, desbancando as Gloria Vanderbilt, Jordache e Sasson.
Nos anos 80, a marca expandiu os interesses, e marca começou a produzir fragrâncias masculinas e femininas, além de roupas íntimas. Em 1984, a marca recebeu mais um prêmio, desta vez, o reconhecimento veio da instituição onde Klein teve sua formação, o Fashion Institute of Technology.
LEIA MAIS: Balenciaga nova coleção de primavera 2022
E para aproveitar o clima da moda e consumo de luxo, a Antena 1 convida você a conferir uma matéria especial sobre a nova linha de primavera da renomada Balenciaga.
Veja também:
São Paulo Fashion Week será entre os dias 16 e 21 de novembro
SALA DE BATE PAPO