Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Câmara alta do Parlamento alemão aprova reforma fiscal histórica

Placeholder - loading - Sede da câmara alta do Parlamento alemão, em Berlim 21/03/2025 REUTERS/Liesa Johannssen
Sede da câmara alta do Parlamento alemão, em Berlim 21/03/2025 REUTERS/Liesa Johannssen
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BERLIM (Reuters) - A câmara alta do Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira um pacote histórico que inclui uma reforma das regras de endividamento do país e um fundo de 500 bilhões de euros para renovar a infraestrutura e impulsionar a maior economia da Europa.

A emenda constitucional para afrouxar o chamado 'freio da dívida' também praticamente permite gastos ilimitados com defesa e segurança.

A câmara alta, que representa os 16 Estados alemães, aprovou o projeto de lei com a maioria necessária de dois terços após a votação de terça-feira na câmara baixa, colocando um fim a décadas de conservadorismo fiscal na Alemanha.

O bloco conservador CDU/CSU e o Partido Social-Democrata (SPD), que estão em negociações para formar uma coalizão após a eleição do mês passado, trabalharam para aprovar a legislação no atual Parlamento, com receio de que ela pudesse ser bloqueada por parlamentares de extrema-direita e de extrema-esquerda no próximo Parlamento, que toma posse em 25 de março.

O provável próximo chanceler, Friedrich Merz, defendeu o cronograma apertado, que irritou partidos de oposição, apontando para uma situação geopolítica em rápida mudança.

Líderes europeus temem que as mudanças nos Estados Unidos sob o comando do presidente Donald Trump, em particular, possam deixar o continente exposto a uma Rússia cada vez mais hostil e a uma China assertiva.

'A ameaça de Moscou ainda está presente, enquanto o apoio do Ocidente não é mais o que estávamos acostumados', disse o premiê da Baviera, Markus Soeder.

'A relação de confiança com os Estados Unidos foi, pelo menos para mim e para muitos outros, profundamente abalada. Os alemães estão preocupados.'

A aprovação da legislação fornece a Merz, cujos conservadores venceram a eleição do mês passado, uma grande vitória antes mesmo de ele tomar posse como chanceler.

Mas isso também lhe custou apoio. Merz passou a campanha eleitoral prometendo não elevar imediatamente os gastos, apenas para anunciar uma reforma fiscal histórica dias após a vitória.

Alguns eleitores, inclusive dentro de seu próprio campo, acusaram-no de fraude eleitoral, e as pesquisas da semana passada mostraram uma queda no apoio aos seus conservadores.

O líder conservador de 69 anos espera concluir as negociações de coalizão com o SPD até a Páscoa.

(Por Andreas Rinke, Sarah Marsh, Thomas Seythal e Rachel More)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. camara alta do parlamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.