Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Candidata derrotada no Equador perde apoio após alegar fraude na eleição

Placeholder - loading - Candidata derrotada à Presidência do Equador, Luisa González 13/04/2025 REUTERS/Karen Toro
Candidata derrotada à Presidência do Equador, Luisa González 13/04/2025 REUTERS/Karen Toro
Ver comentários

Publicada em  

Por Alexandra Valencia

QUITO (Reuters) - A candidata de esquerda à Presidência do Equador, Luisa González, disse que contestará formalmente o resultado da eleição de domingo no país, alegando fraude generalizada, mas perdeu o apoio de um importante partido aliado ao contestar sua derrota.

Autoridades eleitorais e observadores externos afirmaram que o presidente em exercício, Daniel Noboa, garantiu a reeleição após vencer o segundo turno, realizado após um primeiro turno apertado em fevereiro.

Noboa atualmente lidera a contagem oficial de votos, que está 99,82% completa, com mais de 1 milhão de votos de vantagem. Ele disse em uma entrevista à CNN no início desta semana que sua vitória foi tão grande que 'não cabe discussão'.

González alega desde domingo que houve uma fraude 'grotesca' e disse no final da quarta-feira que contestaria os resultados junto à autoridade eleitoral, sem especificar quando. Os resultados devem ser contestados no prazo de dois dias após o encerramento da contagem dos votos.

Em um vídeo postado na rede social X, González disse que milhares de cédulas com irregularidades foram identificadas e deveriam ser anuladas.

'Todas essas descobertas, que são muito sérias, serão apresentadas às autoridades', disse a candidata, acrescentando que as autoridades estavam 'infelizmente, sob o controle dos que estão no poder'.

A chefe do órgão eleitoral, Diana Atamaint, disse em uma entrevista à emissora de TV NTN24 na quarta-feira que 'não havia recebido um único pedido de recontagem de uma única cédula'.

Ela acrescentou que González estava livre para apresentar uma queixa e que a autoridade a analisaria e que, se a política estivesse tão confiante de que havia ocorrido fraude, poderia apresentar uma queixa criminal aos promotores.

Observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia, bem como dos Estados Unidos, afirmaram que Noboa venceu com folga a votação. Os representantes da UE consideraram a eleição transparente e bem organizada, e rejeitaram veementemente as alegações de fraude.

Nos últimos dias, a coalizão de oposição de González se desfez por causa de suas alegações de fraude, com membros de seu próprio partido Revolução Cidadã reconhecendo a vitória de Noboa.

Na quarta-feira, seu maior partido aliado, o Movimento Reto, parabenizou Noboa, deixando poucos apoiadores ainda ao lado da candidata derrotada, que é protegida do ex-presidente socialista Rafael Correa.

Sua derrota e subsequentes alegações de fraude parecem 'ter deixado o 'Correismo' em completa desordem', disseram analistas do grupo de investimentos BancTrust na quinta-feira.

Eles acrescentaram que isso aumentaria as chances de Noboa formar um bloco majoritário na Assembleia Nacional.

O Partido de Ação Democrática Nacional, do presidente reeleito, detém 66 cadeiras das 151 da Assembleia. O governo disse que está negociando com partidos menores para obter mais apoio.

(Reportagem de Alexandra Valencia; com reportagem adicional de Kylie Madry)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. candidata derrotada no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.