Capital indiana ganha fôlego com chuva, que dá uma trégua à poluição atmosférica
Publicada em
Por Tanvi Mehta
NOVA DÉLHI (Reuters) - A chuva que caiu durante a madrugada em Nova Délhi e seus subúrbios trouxe algum alívio para a capital indiana nesta sexta-feira, onde as autoridades estavam considerando a possibilidade de semear nuvens para melhorar o ar tóxico que assola a cidade.
A cidade, que era a mais poluída do mundo até quinta-feira, viu seu índice de qualidade do ar (AQI) melhorar para 158 na sexta-feira -- uma mudança bem-vinda em relação ao nível 'perigoso' de 400-500 observado na última semana, de acordo com o grupo suíço IQAir.
Após o período de chuva que ajudou a aumentar a velocidade do vento, o governo local adiou sua decisão de restringir o uso de veículos entre 13 e 20 de novembro.
A regra permite que veículos com números de registro ímpares circulem em datas ímpares e registros pares em datas pares. Especialistas em meio ambiente disseram anteriormente que a medida foi mais eficaz para descongestionar o trânsito do que para reduzir a poluição.
O ministro do Meio Ambiente local, Gopal Rai, disse que o governo revisará a decisão após o Diwali, o festival das luzes, quando muitas pessoas desafiam a proibição de fogos de artifício, causando um aumento na poluição do ar.
O departamento de meteorologia da Índia previu chuva intermitente sobre a cidade e áreas adjacentes nesta sexta-feira, mas espera-se que a capital indiana permaneça praticamente seca no sábado.
Calcutá, no leste da Índia, liderou o gráfico global com um AQI de 189, enquanto o ar na capital financeira da Índia, Mumbai, também melhorou significativamente devido às chuvas nas áreas costeiras próximas.
Cientistas e autoridades estavam planejando semear nuvens em Nova Délhi por volta de 20 de novembro para provocar chuvas fortes, a primeira tentativa de limpar o ar.
Todos os anos, uma espessa camada de smog envolve a cidade antes do inverno, pois o ar frio e pesado retém a poeira, as emissões dos veículos e a fumaça da queima de restolho de colheita nos Estados vizinhos de Punjab e Haryana.
O governo local da cidade de 20 milhões de habitantes, espalhada por cerca de 1.500 quilômetros quadrados, fechou todas as escolas e interrompeu as atividades de construção no início desta semana para reduzir a poluição.
(Reportagem de Tanvi Mehta e Rajendra Jadhav em Mumbai)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO