Carros híbridos plug-in emitem três vezes mais CO2 do que é declarado
Comissão Europeia confirma discrepância entre a emissão de carros híbridos plug-in e os números declarados pelos fabricantes
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A emissão de CO2 por automóveis híbridos plug-in é 3,5 vezes superior ao número declarado pelos fabricantes europeus, de acordo com um estudo divulgado pela Comissão Europeia (Direção-Geral da Ação Climática). A discrepância entre os números, por sua vez, foi processada após a análise de uma frota de 600 mil automóveis, em circulação no território europeu.
"Para os veículos híbridos plug-in, as emissões de dióxido de carbono no mundo real foram, em média, 3,5 vezes superiores aos valores laboratoriais, o que confirma que estes veículos não estão atualmente atingindo o seu potencial, em grande parte porque não são carregados e conduzidos em modo elétrico puro sempre que necessário".
O estudo revelou que os valores dos automóveis a gasolina e diesel - apesar de serem 20% superiores - são "quase" fiéis às declarações dos fabricantes. Já o valor dos híbridos plug-in está consideravelmente fora de todas as tolerâncias, indicando que estes veículos emitem de 120 a 160 g/km de CO2, quando teoricamente deveriam atuar dentro de uma faixa de incentivo de 21 a 60 g/km.
O relatório também demonstrou que os quilómetros iniciais percorridos com zero emissão podem ser usados legalmente a favor dos fabricantes. Com isso, os número irreais usados para publicidade e para os formulários de homologação puderam ser justificados.
No entanto, a Comissão afirmou que a partir de 2025, a parcela da contribuição da eletricidade no consumo calculada no ciclo será reduzida. Quanto a uma outra possível explicação para o fenômeno, foi destacado a baixa eficiência desses modelos para esquema em viagens longas.
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Escrito por Redação Antena 1
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