Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Casa dos Ventos fecha acordo para fornecer energia de eólicas na BA para Air Liquide

Placeholder - loading - Turbina eólica
Turbina eólica
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Casa dos Ventos assinou um acordo de longo prazo para fornecer energia elétrica renovável para as operações da Air Liquide no Brasil, anunciaram as empresas nesta quinta-feira.

O contrato, com capacidade total de 24 megawatts (MW), prevê o suprimento de energia a partir do complexo eólico Folha Larga Sul, localizado na Bahia, que possui 151,2 MW de capacidade.

Em operação desde 2020, o complexo baiano da Casa dos Ventos recebeu cerca de 700 milhões de reais de investimentos em sua construção e também fornece energia para outros grandes clientes industriais, como a mineradora Vale.

A energia eólica permitirá à Air Liquide, empresa de origem francesa de gases industriais e soluções para o setor de saúde, reduzir as emissões de carbono associadas às suas operações.

'Nossa parceria com a Casa dos Ventos representa um passo significativo na descarbonização das operações da Air Liquide no Brasil', disse, em nota, o diretor geral da Air Liquide Brasil, Rodrigo Jorge.

No nível do grupo, e no contexto dos seus objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Air Liquide pretende reduzir em um terço as suas emissões de CO2 de escopo 1 e 2 até 2035 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Já a Casa dos Ventos, umas das maiores desenvolvedoras e geradoras da fonte eólica do Brasil, vem crescendo seu portfólio de usinas tendo como clientes-âncora grandes indústrias eletrointensivas, como Vale, Anglo American, Braskem e ArcelorMittal.

A geradora renovável anunciou este ano que iniciará seus primeiros projetos solares, prevendo chegar a 2026 com um portfólio diversificado de 4,2 gigawatts (GW) em energias renováveis, ao mesmo tempo em que avança com estudos para novas soluções da transição energética como combustíveis 'verdes'.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. casa dos ventos fecha acordo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.