Casos de câncer poderiam ser evitados, diz estudo
A redução do excesso de peso poderia gerar grandes benefícios para a sociedade
Publicada em
Segundo estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Universidade de Harvard, a estimativa é que 15 mil casos de câncer anuais no Brasil, ou quase 4% do total, poderiam ser evitados se houvesse a redução de dois fatores de risco: o sobrepeso e a obesidade. Desde que os demais fatores e causas permanecessem estáveis.
Para os estudiosos, que publicaram o artigo na revista 'Cancer Epidemiology', o aumento da quantidade de pessoas que estão obesas ou com sobrepeso representa um grande problema.
Segundo a pesquisa, essas condições estão atreladas ao consumo de alimentos ultraprocessados, que são altamente calóricos, com quantidade elevada de açúcar, sal e gordura.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Obesidade e o excesso de peso estão relacionados ao maior de risco de desenvolver 14 tipos de câncer, sendo eles: o câncer de mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, mieloma múltiplo, esôfago, ovário, pâncreas, próstata, estômago e tireoide.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO