Catar diz que trégua em Gaza começará na sexta-feira
Publicada em
Atualizada em
Por Andrew Mills
DOHA (Reuters) - Uma trégua entre Israel e o Hamas em Gaza começará na sexta-feira, às 7h no horário local (2h em Brasília), com a primeira leva de reféns a ser libertada às 16h, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, mediador do acordo, nesta quinta-feira.
A trégua incluirá um cessar-fogo abrangente no norte e no sul da Faixa de Gaza, afirmou Majed Al-Ansari aos jornalistas em Doha, acrescentando que palestinos também serão libertados de prisões israelenses como parte do acordo.
O primeiro grupo de reféns a ser libertado será composto por 13 mulheres, crianças e adolescentes, segundo Ansari.
“Se houver um grupo de reféns da mesma família será libertado junto neste primeiro grupo”, disse ele, acrescentando que um total de 50 reféns será libertado em quatro dias.
Israel afirmou que a trégua pode durar além dos quatro dias iniciais, desde que os militantes libertem pelo menos 10 reféns por dia.
A primeira pausa na guerra de sete semanas deverá ser acompanhada pela libertação de 50 mulheres, crianças e adolescentes reféns capturados por militantes que atacaram Israel em 7 de outubro, em troca de 150 palestinos detidos em prisões israelenses.
Ansari não deu detalhes sobre quantas mulheres, crianças e adolescentes palestinos serão libertados das prisões israelenses na sexta-feira ou quando isso aconteceria. Ele disse que Doha espera que eles sejam libertados por Israel como parte deste acordo recíproco.
Uma sala de operações em Doha monitorará a trégua e a libertação de reféns e terá linhas de comunicação diretas e em tempo real com Israel, o escritório político do Hamas em Doha e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), acrescentou.
“O importante é mantermos uma linha de comunicação muito clara com todos através da sala de operações e garantir que o ambiente onde acontecerá a transferência de reféns seja seguro”, disse Ansari.
O Catar espera negociar um acordo subsequente para libertar reféns adicionais de Gaza até o quarto dia da trégua.
'Todos esperamos que esta trégua nos leve a uma oportunidade de iniciar um trabalho mais amplo para alcançar uma trégua permanente', afirmou ele.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO