CATL apresenta bateria de matéria condensada para aeronaves civis
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XANGAI (Reuters) - A gigante chinesa de baterias CATL apresentou nesta quarta-feira uma bateria de matéria condensada que, segundo a empresa, poderá fornecer energia suficiente para alimentar aeronaves elétricas de transporte de passageiros para uso na aviação civil.
A bateria, um tipo de produto de estado semi-sólido com eletrólito condensado e novos materiais de ânodo e separador, terá uma densidade de energia de 500 Watt horas por quilograma (Wh/kg), de acordo com Wu Kai, cientista-chefe da CATL, falando a repórteres no Salão do Automóvel de Xangai.
A empresa está trabalhando com parceiros não especificados para garantir que a bateria seja qualificada para uso na aviação em termos de segurança e qualidade, disse Wu.
A CATL também poderá iniciar a produção em massa da bateria de matéria condensada para uso em veículos elétricos ainda este ano, acrescentou.
A tecnologia de matéria condensada está sendo adotada por fabricantes de baterias que competem para desenvolver novos materiais a fim de melhorar a densidade de energia da geração atual de baterias de íon-lítio, que é inferior a 300 Wh/kg.
A CATL também anunciou na terça-feira suas metas de alcançar neutralidade de carbono com todas as suas fábricas de produção de baterias até 2025 e por toda a sua cadeia de valor até 2035.
Robin Zeng, presidente da CATL, disse no ano passado que é essencial reduzir as emissões de carbono nas baterias, que representam quase 40% de todas as emissões de carbono produzidas no ciclo dos veículos elétricos a bateria.
Zeng disse que a empresa tem intensificado os esforços desde 2019 para analisar e buscar soluções para a redução de carbono na indústria de fabricação de baterias, dizendo que os fabricantes de baterias na China, Japão e Coreia do Sul têm uma pegada de carbono significativa.
(Por Zhang Yan, Albee Zhang e Brenda Goh)
Escrito por Reuters
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