Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cazaquistão promete ajuste rápido para cumprir cota da Opep+

Placeholder - loading - Logo da Opep 13/11/2024 REUTERS/Maxim Shemetov
Logo da Opep 13/11/2024 REUTERS/Maxim Shemetov
Ver comentários

Publicada em  

ALMATI (Reuters) - O Cazaquistão ajustará rapidamente sua produção de petróleo para retornar à cota da Opep+ após exceder o limite em fevereiro, disse nesta quarta-feira o Ministério da Energia do país.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse anteriormente que o Cazaquistão deu a maior contribuição para um salto considerável na produção de petróleo bruto de fevereiro pela Opep+. O país da Ásia Central produziu 1,767 milhão de barris por dia em fevereiro, acima dos 1,570 milhão de bpd em janeiro. Sua cota Opep+ é de 1,468 milhão de bpd.

'A República do Cazaquistão tomou as medidas necessárias para compensar o aumento temporário na produção. No futuro próximo, os volumes serão ajustados de forma a cumprir totalmente com os limites estabelecidos', disse o ministério.

Em uma declaração, a pasta também reiterou o total comprometimento do Cazaquistão com seu acordo com a Opep+ -- fórum de discussões ligado à Opep.

'Ao mesmo tempo, o atual excesso de cotas em fevereiro é devido a processos tecnológicos dentro do Future Growth Project no campo Tengiz. Este projeto é de longo prazo e visa garantir suprimentos estáveis de recursos energéticos, bem como cumprir nossos compromissos de médio prazo', disse.

Gigante do petróleo dos EUA, a Chevron vem expandindo a produção em Tengiz, o maior campo do país.

O Ministério da Energia do Cazaquistão minimizou a influência do país no mercado global, dizendo que ele era responsável por apenas 1,5% da produção mundial de petróleo e cerca de 3% dentro da Opep+.

'Esses indicadores demonstram que o Cazaquistão não tem um impacto crítico no equilíbrio global de oferta e demanda; no entanto, apesar disso, nosso país continua sendo um parceiro confiável e cumpre suas obrigações.'

O Cazaquistão implementará seus planos de produção futuros 'exclusivamente em estrita conformidade com as obrigações internacionais do país e levando em consideração a situação no mercado mundial', disse o comunicado.

(Reportagem de Maria Gordeeva; texto de Mark Trevelyan)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. cazaquistao promete ajuste …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.