Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cedae diz que água do RJ será normalizada na próxima semana

Placeholder - loading - Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro 08/07/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro 08/07/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Ver comentários

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A qualidade da água fornecida pela Cedae deve voltar ao normal na próxima semana, afirmou nesta quarta-feira o presidente da empresa estadual do Rio de Janeiro, Hélio Cabral, que garantiu que a água não oferece riscos à saúde da população, mesmo tendo apresentado cheiro forte, sabor de barro e turbidez.

Desde o começo do ano moradores da capital e de municípios da Baixada Fluminense têm reclamado da qualidade da água da Cedae. Segundo a empresa, a proliferação de um alga em rios que abastecem o reservatório responsável pelo abastecimento de moradores da região foi a causa da mudança na água.

Cabral, que falou pela primeira vez nesta quarta-feira sobre a situação, afirmou que a Cedae já está comprando um equipamento para ser utilizado na estação de tratamento do Guandu --a mais importante do Estado--, e passará a usar carvão ativado para tratar a água.

'Com carvão ativado vai se evitar água com gosto de terra. Com equipamento e com carvão ativo isso não ocorrerá mais', disse o executivo a jornalistas. A estação do Guandu receberá investimentos de cerca de 700 milhões de reais até 2022 para se tornar mais moderna, acrescentou.

A Cedae informou que pretende manter um estoque de carvão ativado para que o problema na água não se repita. O executivo anunciou ainda mudanças na gerência da estação do Guandu em meio à crise.

As medidas foram anunciadas após o governador do Estado, Wilson Witzel, classificar em sua rede social o problema da água como injustificável e cobrar uma solução.

O presidente da estatal garantiu que a água não oferece risco à população e declarou que tem bebido a água normalmente em sua casa e no trabalho.

A diferença na água da Cedae provocou um corrida de consumidores aos mercados e depósitos em busca de garrafas e galões de água mineral, o que levou a uma alta de preços e até a uma escassez do produto.

A privatização da Cedae foi proposta como parte do pacto de recuperação fiscal do Rio de Janeiro com a União, depois que o Estado entrou em uma crise financeira profunda, e um estudo para a privatização foi apresentado pelo BNDES ao governo fluminense.

O governo do Rio estima ser possível arrecadar mais de 10 bilhões de reais com a privatização da empresa. Pelos estudos do banco, o Estado manteria controle da produção e tratamento da água, e a concessão ao setor privado contemplaria a distribuição de água e o tratamento do esgoto.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. cedae diz que agua do rj sera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.